share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Jó 1.6-12; 2.1-10

Disse então o SENHOR a Satanás: “Reparou em meu servo Jó?… Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo” (Jó 2.3).

A grande dificuldade do ser humano é encontrar uma resposta para a questão do sofrimento. Para nós, ele sempre parece ser algo arbitrário, injusto, contra o nosso direito de viver e ser feliz. Também nem sempre descobrimos um propósito para essa dor. Infelizmente, esse é um problema insolúvel para quem não tem uma fé sólida em Deus; na verdade, até mesmo os cristãos têm de admitir que muitas respostas somente virão na eternidade.

No caso específico da leitura bíblica de hoje, temos um homem justo, piedoso, temente a Deus, mas com uma vantagem injusta (aos olhos de Satanás): era rico, muito rico! Por isso, Satanás (o acusador) questiona as reais motivações para o amor de Jó por Deus. É como se ele dissesse: “Nessas condições, que homem vivo não serviria a Deus? Tem tudo o que é bom e não é perturbado; sua família é linda e protegida; tem poder e fama; tudo o que tem prospera”. Em outras palavras: toda fé é interesseira!

Algo que entenderemos só na eternidade é por que Deus concedeu a Satanás permissão para testar a fé de Jó. E a primeira grande prova para Jó foi perder os bens e os filhos. Mas ele não se rebelou; em vez disso, louvou a Deus. Passou no teste! A segunda grande provação foi a perda da saúde. Agora, o argumento de Satanás é: “Nada existe nada que o homem não valorize mais que sua saúde; se ele achar que vai morrer, mudará de atitude”. Assim, Jó fica muito doente, mas permanece firme em sua fé em Deus. Sem mais argumentos, Satanás sai de cena. Jó continua doente, mas nem desconfia que Deus ainda lhe ensinaria algo muito valioso por meio dessa situação.

Amado, não desanime diante da dor. Ande pela fé! Mostre que você ama a Deus pelo que ele é, e não pelo que lhe dá! – Genevaldo Edino de Souza Bertune

O sofrimento do cristão sempre tem um propósito bom: aproximá-lo de Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!