share on:
Img_IconeBaixar_680px

30 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: 2 Tessalonicenses 3.1-5

… orem uns pelos outros… (Tg 5.16).

Em muitas de suas cartas, o apóstolo Paulo menciona que está orando pela igreja à qual escreve. Além disso, é interessante que ele, entendendo o valor da oração, peça que também seus irmãos intercedam em favor da sua atuação como mensageiro de Deus. Na leitura bíblica de hoje, Paulo cita dois motivos específicos que devem estar sempre presentes quando um cristão ora a Deus por seus irmãos.

Primeiro, o apóstolo solicita que peçam por bons resultados para seu trabalho: “que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida”. A atividade mais importante de qualquer cristão é pregar o Evangelho e, portanto, a que mais precisa do auxílio do Senhor para ser eficaz. Em segundo lugar, pede que orem para que eles, Paulo e seus companheiros, sejam protegidos contra pessoas que queriam lhes fazer mal. Essa tinha sido sua experiência em Filipos, Tessalônica e também Bereia, onde tinham enfrentado oposição, perseguição, prisão e ameaças de morte. Qualquer pessoa que fale de Jesus está na linha de frente da batalha e necessita de intercessão – do contrário, os próprios resultados da pregação estarão ameaçados.

Orar uns pelos outros fortalece a confiança na fidelidade e na proteção do Senhor. Orar pelo próximo e saber que ele ora por mim também dá ânimo e forças para levar uma vida cristã exemplar. Há um crescimento conjunto, em que um incentiva o outro a manter-se firme no amor de Deus, perseverando nas aflições como também Cristo fez ao suportar a cruz. A vitória do outro nos alegra, assim como o nosso sucesso no trabalho para o Senhor encoraja o outro a continuar fazendo sua parte.

É claro que há muitos outros motivos que podem e devem levar o filho de Deus a orar ao seu Pai em favor de seus irmãos: relacionamentos, saúde, trabalho… Mas hoje quero desafiá-lo a nunca deixar de lado esses dois motivos que faziam o próprio Paulo pedir intercessão. – Itamir Neves de Souza

“A maior coisa que alguém pode fazer para Deus e pelo homem é orar.” (S. D. Gordon)


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!