share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Números 14.36-45

Não subam, porque o Senhor não está com vocês. Vocês serão derrotados pelos inimigos… Visto que deixaram de seguir o Senhor, ele não estará com vocês (Nm 14.42-43).

Doze homens foram escolhidos para uma missão de reconhecimento da Terra Prometida. Quando voltaram, dez disseram que a conquista era impossível e apenas dois confiaram na promessa de Deus. A infidelidade da maioria resultou numa dura punição vinda do Senhor (veja Nm 14.22-23). Toda aquela geração morreria em 40 anos – um ano para cada dia que os doze levaram para observar a terra (Nm 14.34). Deus foi muito claro: isso já estava definido e ele não voltaria atrás. Os primeiros a morrer foram os dez enviados que trouxeram o relatório negativo. Os israelitas não se conformaram e resolveram enfrentar os inimigos. Só que agora não adiantava mais querer confiar em Deus e obedecer-lhe. Eles achavam que iam agradar a Deus, mas na verdade estavam desobedecendo a ele. Teimaram e partiram para “conquistar a terra”, desafiando a ordem divina. Adivinhe: foram derrotados!

Lendo este texto, podemos até achar a atitude desses israelitas patética. Ou não compreenderam o que Deus dissera ou não acreditaram na seriedade divina. Mas, pensando bem, não agimos assim muitas vezes? Sabemos o que devemos fazer, mas preferimos agir do nosso modo, como se nossos planos fossem melhores que os de Deus e pudéssemos resolver tudo sozinhos. Por que simplesmente não confiamos e obedecemos? Ainda bem que Deus é misericordioso e seus planos não são frustrados, mesmo que tentemos interferir. Se Deus não está conosco num projeto, numa ideia ou batalha, não adianta ir adiante: a derrota é certa. Por que não facilitamos nossa vida e buscamos apenas a vontade divina? Sem insistir na nossa, sem tentar ajudá-lo de alguma forma (como se ele precisasse!), sem tentar argumentar…

Se Deus disse algo, certamente cumprirá. Seremos sábios se não teimarmos com Deus, mas obedecermos em todas as situações!
– Vanessa Weiler Ribas

A vontade de Deus é sempre boa, perfeita e agradável (Rm 12.2) – sempre valerá a pena obedecer!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.