share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: 2 Crônicas 26.21-22

Depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou sua queda (2Cr 26.16a).

O texto de hoje mostra o fim da vida de um dos reis de Judá. Você sabe como ele chegou a esta degradante situação? Uzias começou a reinar aos dezesseis anos e no início procurou agir de acordo com o que aprendeu com seu pai e também com Zacarias, um homem temente a Deus que lhe ensinou a buscar ao Senhor. Enquanto procedeu assim, Deus o fez prosperar. Participou de batalhas, reconstruiu cidades e, com a ajuda divina, obteve conquistas contra os inimigos de Judá. Construiu torres e fez muitas cisternas para dar água aos seus numerosos rebanhos. Seu exército era muito preparado e organizado. Tanto a força militar como o povo eram bem cuidados por Uzias, que se tornou poderoso e famoso.

Todavia, o seu sucesso encheu-o de orgulho e ele se afastou do Senhor. Entrou no templo para realizar uma tarefa que cabia apenas aos sacerdotes. Foi alertado por alguns deles, mas continuou com a intenção de queimar incenso indevidamente. Então, o Senhor o castigou com lepra e ele passou o restante de seus dias excluído socialmente e sem mais poder governar.

Esta triste história é um grande alerta para todos: começar bem a vida é bom, mas importante mesmo é terminá-la bem. Podemos ser bem-sucedidos se tivermos atitudes corretas, mas certamente teremos problemas se acharmos que podemos fazer tudo da nossa maneira. O orgulho é o princípio da queda do ser humano: quando ele se acha todo-poderoso, acaba fazendo algo que, longe de ser o melhor, é insensatez e pode colocar tudo a perder. Ao mesmo tempo, muitos até começam mal, mas têm a oportunidade de acabar bem.

Como estamos levando a nossa vida? O orgulho pode nos impedir de andar nos caminhos do Senhor. Isto será como uma “lepra espiritual” se não nos revestirmos de humildade, mudarmos de direção e buscarmos a Deus. Obedecer-lhe é a chave do sucesso na vida espiritual. – José Donato Cavalheiro

A única maneira sensata de viver é com Deus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.