share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 37.12-28

A fidelidade [do Senhor] será o seu escudo protetor. [Deus diz:] Ele clamará a mim, e eu lhe darei resposta, e na adversidade estarei com ele; vou livrá-lo e cobri-lo de honra (Sl 91.4b,15).

Você já se sentiu injustiçado? Teve a convicção de que outros lhe fizeram mal? Não é bom quando passamos por estas experiências, que geralmente são amargas. Como você reage diante de tais situações? Tenta revidar? Ou paga o mal com o bem? Qual foi a atitude de José diante daquilo que lhe aconteceu?

Olhando para o texto indicado para leitura, podemos concluir que José foi injustiçado pelos seus irmãos ao ser tirado do convívio familiar contra sua vontade e dado como morto. Levado ao Egito, foi comprado por Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda (Gn 39.1). Querendo ser fiel a Deus, foi vítima das mentiras contadas pela mulher de seu senhor e, acusado por ela, acabou preso. José poderia lamentar-se pela injustiça sofrida e pela falta de sorte. Contudo, se você ler toda a história verá que ele não adotou essa postura. Pelo contrário: os outros agiram muito mal, mas ele aproveitou cada momento, mesmo estando na prisão, para praticar o bem. José conseguiu enxergar além das circunstâncias: apesar de passar por momentos difíceis, ele tinha a bondosa mão de Deus sobre ele.

Após alguns anos, José estava em condições de vingar-se de todos que lhe fizeram mal, mas veja o que disse aos seus irmãos: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Por isso, não tenham medo. Eu sustentarei vocês e seus filhos” (Gn 50.19-21b).

Nós até podemos ser injustiçados, mas somente quando Deus o permitir. Contudo, se isso acontecer, há algo muito maior para nós. Creio firmemente em Rm 8.28a: “Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam”; e você? – Marcos Passig

Descanse em Deus: ele é totalmente justo e não concorda com injustiças.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!