share on:
Img_IconeBaixar_680px

29 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Jó 2.1-10

Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? (Mt 5.46)

Você já deve ter escutado alguém dizer: “Não suporto aquela pessoa, ela é negativa e me perturba”. Ou será que você mesmo já disse isso? No entanto, a instrução de Jesus é outra. No contexto do versículo destacado, ele diz algo ainda mais duro: “Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem” (Mt 5.44).

Quando falo das pessoas negativas ou inimigas que nos cercam, não me refiro às que vivem reclamando da vida e de todos, ou que se queixam de suas dores e perdas. Essas muito provavelmente precisam do nosso auxílio. Um inimigo é alguém que torce pelo nosso fracasso. Que finge compaixão quando falamos sobre nossas tristezas, mas por dentro pensa: “É bem feito pra você!” São pessoas que nunca têm ideias nem sugestões para melhorar a qualidade ou a produtividade de algo. Recorrem à bajulação e ao negativismo, são pessimistas e não se importam com os problemas que causam aos outros. Em vez de ajudar o próximo, só querem seu próprio bem.

Quando convivemos com pessoas assim, normalmente não adianta discutir com elas. Não são palavras que vão mudar a atitude delas. Em vez disso, Jesus propõe que o cristão tenha uma atitude totalmente contrária e inesperada: amar essas pessoas e orar por elas. Essa postura, junto com uma posição de transparência e de bom caráter da nossa parte, servirá para lançar a luz de Jesus à nossa volta.

Isso vale até para aquelas pessoas que querem nos afastar do caminho de Deus e estão sempre questionando: “Onde está Deus?” No texto de hoje, a mulher de Jó acabou agindo dessa forma, e com certeza para Jó foi bem difícil se manter fiel a Deus se até sua própria esposa se voltava contra ele. Mesmo que seja complicado passar por isso, Jesus nos deu o exemplo maior: ele morreu por nós quando nós ainda éramos seus inimigos (cf. Rm 5.8)! Que tal tentar seguir esse exemplo hoje, mostrando amor a quem tenta nos prejudicar? – Elias Torres da Silva

Além de amar os inimigos, precisamos também avaliar se nós não estamos prejudicando alguém.]


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.