share on:
Img_IconeBaixar_680px

26 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 1.68-79

Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado (Jo 8.34b).

O homem sempre lutou para obter independência, conquistas e realizar seus sonhos. Ainda jovem, começa a pensar em sair da casa dos pais, viver por conta própria, ter tudo o que almeja sem que ninguém interfira e mude seus planos. Mera ilusão.

No Éden, achando que sabiam o que era melhor para eles, Adão e Eva fizeram o que não lhes era permitido. O preço pago por isso foi a perda da intimidade no relacionamento direto que tinham com o Senhor. A partir de então, surgiu uma separação entre Deus e o ser humano, que passou a ser escravo do pecado (a desobediência a Deus).

Isto gerou uma necessidade gritante de busca pela liberdade perdida. Todavia, o maior inimigo para alcançá-la é, sem dúvida, o medo de assumir responsabilidades espirituais, mesmo que estas o tornem livre por causa da convivência pacífica com Deus.

O Senhor sempre convidou as pessoas a voltarem para ele, mas muitas tiveram receio de se comprometer e ter que assumir uma nova maneira de levar a sua vida, de acordo com os princípios da Bíblia.

O Pai, então, entregou o que lhe era mais caro: seu único Filho, para estabelecer uma ponte fundamentada em sua graça e misericórdia. No texto de hoje, o pai de João Batista profetiza sobre isso: a vinda do Messias traria perdão e reconciliação! Quem se arrepende de seus pecados e crê no sacrifício restaurador de Cristo na cruz passa a ter um relacionamento com Deus e receberá a vida eterna a seu lado.

Em João 8.31-36, vemos que os judeus acreditavam que, por serem descendentes de Abraão, nunca foram escravos de ninguém. Jesus lhes mostra que o problema não era político ou genético, mas espiritual: estavam presos ao pecado (veja o versículo em destaque). Precisavam ser libertos, o que aconteceria quando conhecessem a verdade – o próprio Cristo (v.36). E você, ainda é escravo ou já encontrou a liberdade em Jesus? – José Donato Cavalheiro

Em sua busca por independência, o homem descobre que para ser feliz é preciso depender de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.