share on:
Img_IconeBaixar_680px

07 de Setembro de 2019

Leitura Bíblica: Salmo 33.8-12

Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz (Jr 29.7, ara).

Em 7 de setembro de 1822, Dom Pedro proclamou a independência do Brasil em relação a Portugal, com as históricas palavras do título de hoje. Por isso, hoje este dia é comemorado com desfiles e manifestações de civismo em várias cidades do Brasil. É um momento que inspira a refletir sobre nosso país.

Politicamente, esta independência pode ser um fato, mas a maior libertação de que nossa nação precisa é a do pecado, isto é, da rebeldia contra Deus e da desobediência à sua palavra. O grito “Independência ou morte!” aplica-se muito bem também neste aspecto. Se a escravidão ao pecado continuar, o resultado é a morte eterna. E só Cristo pode nos livrar desse destino. Portanto, esta data deve ser um momento de reflexão principalmente para os cristãos brasileiros e seu papel em relação ao nosso povo.

Ainda estamos muito longe desta independência no Brasil. Vemos um povo imerso em corrupção, injustiça social e violência. Muitas pessoas estão afastadas de Deus e não fazem ideia de como se livrar da escravidão de seus desejos maus. Quem conhece o caminho para a liberdade precisa compartilhar isso com os outros. O profeta Jeremias alertou o povo judeu, que seguiria exilado para a Babilônia, a respeito de sua responsabilidade pelo lugar onde viviam (veja o versículo em destaque). O próprio Jesus disse que seus seguidores são “sal e luz do mundo” (Mt 5.13-14). Os cristãos precisam sempre apresentar iniciativa e ação em favor da sociedade.

Não espere que sua igreja promova uma ação de evangelização: se você já experimentou que depender de Deus é muito melhor do que estar escravizado pelo pecado, conte isso para alguém hoje. Assim o Brasil inteiro poderá ser alvo da misericórdia de Deus. – Hebert dos Santos Gonçalves

Independência do pecado só é possível pela dependência de Deus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.