share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Agosto de 2019

Leitura Bíblica: Deuteronômio 11.1-9

[Deus] tem cuidado de vocês (1Pe 5.7b).

Um amigo de infância, já falecido, teve uma oportunidade para trabalhar na Holanda. Na hora de tomar o ônibus que o levaria ao aeroporto, preferiu ficar. Era sua grande chance, mas o medo do desconhecido fez com que desistisse dela.

Talvez você já passou ou esteja passando por uma experiência parecida. Tantas situações podem nos levar a “chutar o balde”: as dificuldades no emprego ou no serviço a Deus; um relacionamento difícil no casamento; uma carreira que não decola; uma empresa em crise financeira ou mesmo uma vida cristã cheia de provações.

É nesta hora que precisamos de incentivos para continuar no rumo certo – quanto mais os israelitas, que estavam diante de um desafio inédito: tomar posse de Canaã. A longa peregrinação pelo deserto findava. Ali, onde era difícil sobreviver, provaram do cuidado de Deus e aprenderam, pelo ensino e pela disciplina, que só a ele, e não aos ídolos, deviam adorar e obedecer.

Agora a Terra Prometida estava diante deles. Continuariam fiéis a Deus ao conquistá-la, ou adorariam os deuses cananeus? A posse de Canaã seria por meio de muitas lutas contra inimigos poderosos.

Recuariam? Deus sabia que precisavam ser encorajados. Por isso, no texto de hoje lemos que Moisés lembrou-lhes três intervenções divinas a favor de seu povo: foi Deus quem libertou os israelitas da escravidão do Egito (v.3 e 4), cuidou deles durante a travessia pelo deserto (v.5) e os disciplinou, castigando os rebeldes (v.6). Por que Deus fez isto? Não foi por amor?

Tais incentivos valem para o cristão também. Se, por misericórdia, Deus o libertou da escravidão do pecado e da condenação e cuidou de você até o dia de hoje, por que ele não cuidaria de você amanhã? Se ele é seu Pai celeste e quer sua felicidade eterna, por que ele não o disciplinaria se você o desobedecesse e dele se afastasse? – Sérgio Vilmar Markus

O que Deus já fez por nós no passado nos incentiva a confiar nele hoje.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.