share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 125.1-5

Por isso diz o Soberano, o SENHOR: “Eis que ponho em Sião uma pedra … uma preciosa pedra angular para alicerce seguro; aquele que confia, jamais será abalado” (Is 28.16).

Vivemos tempos inseguros. Quando surgem dificuldades, seja por uma notícia triste que chega, seja por perda do emprego, fim de um casamento ou filhos com problemas, a tendência natural é ficar abalado. Para o filho de Deus que enfrenta esse tipo de situação inquietante, a leitura bíblica de hoje traz um enorme conforto: quem confia no Senhor está tão firme quanto uma montanha cercada por outras. Mais que isso, na verdade: o salmista não fala de uma montanha qualquer, mas do monte Sião, o lugar em que o templo de Jerusalém fora construído. Se o Senhor protege a sua cidade e o seu santo templo, também o fiel que se refugia em Deus fica a salvo.

O peregrino que se aproximava de Jerusalém, por exemplo para a festa da Páscoa, talvez cansado e preocupado, via a cidade como que aninhada em uma cadeia de montanhas, algumas até mais altas que o próprio monte do templo. Assim, a “muralha protetora” formada pelas montanhas ilustravam o que Deus faz na vida de seus filhos, protegendo-os e levando-os a reconhecer: “Tu me cercas, por trás e pela frente, e pões a tua mão sobre mim” (Sl 139.5). Isso renovava sua confiança de que o Senhor está presente em toda e qualquer situação, permitindo-lhe descansar e sentir-se novamente seguro. Onde mais encontraria essa paz, senão em Deus?

No entanto, o salmo faz uma distinção importante, ao assegurar essa proteção aos “que confiam no Senhor”. Há muitos que não confiam e se afastam dele. Há também os que adoram a Deus exteriormente, mas não abrem mão de depender de seus próprios esforços. Essas pessoas não têm a mesma segurança. Para quem ousa confiar de todo coração em Deus e em suas promessas, vale também a promessa do versículo em destaque: “aquele que confia jamais será abalado”. – João Fernandes Garcia

Quem se firma em Deus está rodeado por seu poder.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!