share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Números 23.16-28

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir? (Nm 23.19)

Balaque contratou Balaão para amaldiçoar Israel e insistiu neste propósito, apesar de nem Deus (nem o adivinho) cumprir suas ordens (v. 8 e 20). O Senhor mostrou que não altera seu modo de agir porque alguém assim deseja. Se ele prometeu algo, não adianta discutir: vai acontecer (veja Is 14.24,27). Ele “não muda como sombras inconstantes” (Tg 1.17b) e permanece o mesmo (Sl 102.27a). Por não ser instável como nós, podemos confiar no Senhor, que nunca nos decepcionará!

Balaque não levou em conta o que está registrado no versículo em destaque: primeiro, pede que Balaão não diga mais nada, depois tenta mais uma vez convencer Deus a fazer sua vontade. Escolhe um lugar melhor, na esperança de que o Senhor mudasse de ideia – como se ele não fosse o dono de tudo e pudesse contemplar as maiores belezas que ele mesmo criou! Não, Deus não é como o ser humano, que se deixa levar por algo agradável ou é vencido pela insistência de outro. O que ele diz é a verdade, e esta não possui uma versão mais aceitável para os homens. O Senhor não abre mão de seus planos para agradar a alguém, como alguns fazem. Ele é Deus: é ele quem tem de ser agradado.

Balaque tentou de todas as formas atingir seu intento. Quantas vezes as pessoas de nossa época também querem convencer Deus a agir em seu benefício ou questionam como ele conduz suas vidas e a história do mundo? No fundo, desejam que ele se arrependa e dê a elas aquilo que julgam ser uma necessidade urgente. Mas Deus é Deus – não é como o ser humano. Ainda bem! Ele pode nem sempre agir como gostaríamos, mas é preciso confiar que ele sabe o que é melhor para nós. Ele conhece o futuro e responderá quando e se quiser. É por ser imutável que ele nunca nos abandonará (não traiu seu povo por causa do desejo de Balaque) e cumprirá todas as suas promessas! – Vanessa Weiler Ribas

Não adianta insistir: Deus não deixa de ser Deus para beneficiar ninguém!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!