share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Atos 12.13-17

Pedro ficou detido na prisão, mas a igreja orava intensamente a Deus por ele (At 12.5).

Provavelmente você já deve ter passado por situações que achava que eram impossíveis de serem resolvidas. Muitas vezes, em momentos assim, pensamos que nem vale a pena orar por isto: “Não há o que fazer… Não tem como resolver este problema!”

O livro de Atos relata que Herodes prendeu alguns seguidores de Jesus e Tiago foi morto (12.1-2). Percebendo que a perseguição lhe dera popularidade, o rei resolveu prender Pedro para julgá-lo (v. 3-4). Os outros cristãos passaram a orar por ele com todas as suas forças (v. 5). De forma milagrosa, Deus libertou o apóstolo por meio de um anjo e abrindo os portões da prisão (v. 6-11). Ao se ver livre, Pedro decidiu ir à casa de Maria, mãe de João Marcos. Ali muitas pessoas estavam reunidas para orar.

A cena descrita no texto da leitura de hoje chega a ser engraçada. Rode fica tão eufórica ao reconhecer a voz de Pedro que o deixa “plantado” do lado de fora sem abrir a porta e corre para anunciá-lo aos demais. Estes só acreditam quando verificam pessoalmente que era realmente o apóstolo que ali estava. Só então ele consegue pedir licença para falar e descreve como o Senhor o tirara da prisão. Apesar de ser uma história atípica, a postura daqueles cristãos é muito parecida com o que fazemos hoje. Às vezes, nem oramos por algumas situações; ou então pedimos a Deus algo muito importante, mas que parece impossível, e temos alguma dificuldade para crer que ele realmente vá intervir. Mas veja bem: oramos justamente para Deus agir naquelas situações em que nós não podemos mais fazer nada!

Há problemas que podemos resolver, e Deus espera que o façamos; há soluções que só o Senhor pode trazer, e nestas ele espera que confiemos nele. Quando pensamos que há situações impossíveis de serem resolvidas por Deus, o que isso expressa sobre a nossa concepção de quem ele é e do que ele é capaz? – Claiton André Kunz

O que é impossível para os homens é possível para Deus (Lc 18.27).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!