share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Reis 22.3-20

Justo és, SENHOR, e retas são as tuas ordenanças. Ordenaste os teus testemunhos com justiça; dignos são de inteira confiança! (Sl 119.137-138)

Josias, cujo nome significa “Jeová sustenta”, herdou o trono ainda criança e demonstrou se importar com a Lei de Deus. Embora o seu pai tenha sido idólatra, Josias foi um dos reis mais piedosos de Judá e fez ampla reforma religiosa. Algumas atitudes relatadas na leitura bíblica de hoje servem de exemplo para nós.

Ao ordenar uma reforma no templo, desfigurado pelos altares que haviam sido indevidamente colocados ali, o rei mostrou que levava uma vida reta e responsável. Durante os trabalhos, foi encontrado o Livro da Lei do Senhor, provavelmente empoeirado e guardado num local de pouco uso. Talvez Safã tenha percebido a inclinação de Josias para reativar o verdadeiro culto a Jeová, por isso leu o livro para o rei. Precisamos ter esse tipo de sensibilidade para reconhecer a hora certa de estimular os que estão ao nosso redor a fazer a vontade de Deus ou ter motivação para continuar caminhando em direção a ela.

Ao ouvir a leitura da Lei, Josias mostrou-se receptivo aos mandamentos do Senhor. Sua reação foi contundente, em sinal de tristeza e arrependimento, e rápida, com o propósito de entender ainda melhor o que Deus requeria dele e do povo. Será que temos essa mesma disposição ao ouvir a Palavra de Deus e reconhecer o merecimento da disciplina quando necessária? A palavra vinda da parte do Senhor foi dura para o povo: o castigo era certo! Josias entendeu isso e assim humilhou-se diante de Deus.

O Senhor nos conhece e tem condições de verificar a genuinidade do nosso arrependimento e do desejo de servi-lo integralmente. Por isso: para você, qual a importância da Palavra de Deus? Que sua leitura, meditação e aplicação constantes mudem sempre o nosso viver! – Itamir Neves de Souza

Há um lugar para guardar a preciosa Palavra de Deus sem que fique esquecida: em sua mente!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!