share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: 3 João 11-12

Amado, não imite o que é mau, mas sim o que é bom (3Jo 11a).

Nesse trecho da sua terceira carta, o apóstolo João é enfático ao ensinar que tipo de exemplo se deve escolher. É uma instrução muito prática, baseada em duas ilustrações muito claras: mau era Diótrefes (v.9), um integrante da igreja que agia sempre em benefício próprio e para garantir uma posição de poder para si, chegando ao ponto de desautorizar a liderança do apóstolo. Bom era Demétrio, de quem todos só falavam bem.

Por vezes teimamos em seguir maus exemplos. Nossa natureza egoísta nos leva a sempre tender para o mal. Sem a ajuda de Deus, observamos os assim denominados “mais espertos”, vemos que conseguem vantagens por meio das práticas nocivas e acabamos exaltando esse tipo de proceder. Assim, facilmente elegemos os “Diótrefes” como o modelo que todos deveriam seguir. No entanto, esse exemplo conduz por um caminho que jamais levará para perto de Deus; na verdade, ele afasta do Senhor e da sua graça. Em vez disso, caro leitor, essa rica leitura bíblica nos incentiva a ser como Demétrio. Infelizmente, buscar “Demétrios” nos dias atuais é como procurar agulha no palheiro. São pessoas cada vez mais raras de se ver. Elas se distanciam de qualquer tipo de imoralidade sexual, idolatria e feitiçaria; procuram dominar seu temperamento, não dando vazão a ciúmes, ira, inveja e outros sentimentos que causam discórdias e divisões; sabem resistir a bebedeiras e outros exageros. Em vez disso, procuram trilhar seus caminhos obedecendo a Deus, a fim de agradá-lo. Imitar um “Demétrio” é praticar amor ao próximo, ter alegria, promover a paz, ser paciente, amável e bondoso, manter-se fiel e manso e ter domínio próprio. Pergunto então: você tem imitado os “Diótrefes” ou os “Demétrios” à sua volta? E: que tipo de exemplo você representa para os outros? Pense nisso e procure enquadrar-se naquilo que é bom e que glorifica a Deus. – Edmilson Gonçalves de Oliveira

Paulo podia dizer: “Imitem-me, pois eu imito Cristo!” (cf. 1Co 11.1). Você também pode afirmar isso?


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.