share on:
Img_IconeBaixar_680px

22 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Provérbios 16.9

[…] deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo” (Tg 4.15).

Já faz um bom tempo, eu trabalhava no hospital de uma pequena cidade. Certa manhã, ao passar pelo pronto-socorro, vi um corre-corre. Entrei para ajudar. Um homem de meia-idade jazia inconsciente; fizemos de tudo para reanimá-lo, sem sucesso. Vi quando a enfermagem começou a preparar o corpo; ao lhe remover as vestes e esvaziar os bolsos, havia contas e dinheiro trocado para pagá-las. Possivelmente saíra de casa pensando: “Vou pagar as contas, depois passo lá, acolá, volto para almoçar e à tarde…”. Sem fazer ideia, saía para morrer.

Elaboramos planos e projetos para anos ou décadas, financiamentos como se não existisse desemprego e a saúde fosse certa, compromissos sem saber se estaremos vivos. Mas isto é normal! Sim, não é possível adivinhar o futuro, mas é necessário organizar-se, fazer planos. Nisso não há arrogância. Onde está o problema? Na ilusão de tentar viver à revelia de Deus. Sim, dirá alguém, eu creio nele, mas Deus está longe do meu dia a dia, só me lembro dele de passagem; não o considero em meus planos. Se der errado, então me lembrarei dele para pedir socorro.

Na Bíblia, a expressão “se Deus quiser” significa: “planejo fazer, mas só se o Senhor estiver de acordo; se ele não quiser, eu também não quero”. Contudo, a expressão é usada, muitas vezes inconscientemente, como uma tentativa de aplacar a divindade para que não atrapalhe tais planos. Aliás, mais recentemente a expressão foi “aperfeiçoada”: a gente diz “se Deus quiser”, e alguém apressadamente acrescenta “e ele quer”. Às vezes, respondo jocoso: “Se ele lhe disse que quer, tudo bem, mas para mim ainda não falou!”

Independentemente da minha, a vontade de Deus é e sempre será o melhor. Qualquer planejamento que deixe de levar isto em conta é tolo. – Miguel Herrera Jr.

Quero ser organizado e saber planejar, mas nunca deixar de humildemente submeter meus planos à vontade do Pai.VINHETA – Encerramento


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!