Compartilhe em:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Números 20.1-13

Bata na rocha, e dela sairá água para o povo beber (Êx 17.6b).

Você já passou por uma situação que se repetiu e pensou que sabia o que fazer? Será que foi isso que aconteceu com Moisés no texto de hoje? Quando a peregrinação rumo a Canaã estava em seu início, não havia água no deserto de Sim. Os israelitas reclamaram, e a ordem divina para resolver o problema foi a que está registrada no versículo em destaque. A água jorrou da rocha e o local foi chamado de Massá e Meribá (Êx 17.1-7).

Agora, já bem mais próximos da Terra Prometida, faltou água para a multidão num deserto de nome parecido, Zim. De novo os israelitas reclamaram, culpando Moisés por tê-los tirado do Egito. O episódio fica ainda mais semelhante ao primeiro quando Deus diz que Moisés deve pegar sua vara e tirar água da rocha. Situação parecida, solução igual? Foi o que Moisés fez: bateu na pedra. Deu certo, como em Sim. Mas então por que a Bíblia nos diz que foi devido a este episódio que Moisés e Arão não puderam entrar em Canaã (Dt 32.51)?

A questão é que agora a ordem era outra: em vez de bater, falar à rocha. Aliás, Moisés falou, mas foi com o povo: chamou os israelitas de rebeldes e demonstrou toda sua impaciência e indignação com as reclamações deles. É verdade que elas foram constantes em toda jornada, mas de que adiantava ele se juntar ao grupo dos reclamadores? Rebelde era ele mesmo! Além disso, falou como se ele e o irmão pudessem tirar a água de uma pedra sozinhos (“será que teremos…”), deixando de glorificar a Deus e atribuir a ele o milagre. Foram desobedientes e arrogantes. Estas águas também foram chamadas de Meribá, que significa “rebelião” (em Êx 17, do povo; aqui, de todos).

E nós, ouvimos com clareza as ordens de Deus ou pensamos que já sabemos o que fazer e não prestamos atenção às suas instruções? Situações parecidas nem sempre pedem as mesmas atitudes. Ouça bem e faça exatamente o que Deus orientar, para não ser desobediente como Moisés e Arão! – – Vanessa Weiler Ribas

Situações parecidas com instruções diferentes? Uma coisa continua igual: a necessidade de obedecer a Deus!


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.