share on:
Img_IconeBaixar_680px

20 de Março de 2019

Leitura Bíblica: Ezequiel 8.1-18

Adore o Senhor, o seu Deus, e só a ele preste culto (Mt 4.10b).

Você já entrou numa mansão, bela por fora, mas suja por dentro, revirada, cheia de lixo, desocupada pelo dono? Como você acha que reagiria?

Ezequiel deve ter ficado de “queixo caído” ao entrar no templo em Jerusalém, quando o Espírito de Deus o levou para lá em visões. Não sei se ele, um sacerdote, esperava ver tantas imagens de falsos deuses sendo adorados em recintos públicos e secretos do templo. Talvez ele tenha ficado boquiaberto ao ver os 70 anciãos, líderes da sua nação, juntos numa sala secreta do templo, adorando falsos deuses. Logo ali, na Casa de Deus, construída para a adoração exclusiva ao Senhor único e verdadeiro!

Nesta ocasião, lá pelo ano 590 a.C., no sexto ano do exílio, Ezequiel morava na Babilônia, atuando como profeta de Deus junto às primeiras levas de exilados judeus. Deus queria que seu profeta visse de perto todas aquelas abominações e assim entendesse e contasse aos já deportados porque a cidade e o templo seriam destruídos.

Nosso corpo também é considerado o templo do Espírito Santo (1Co 6.19), que habita em quem crê que é salvo por Cristo. Mas ele não ocupa nosso coração quando houver ídolos ali. Estes deuses podem ser de pedra, madeira ou em outro material, mas também podem não ter forma física. Qualquer coisa que você considere mais importante do que Deus é um ídolo. Nossa natureza corrupta é capaz de transformar tudo, inclusive algo bom, em ídolo, em “rival” de Deus: pessoas, ideais, objetos, riquezas, o eu…

A quem você dedica sua vida? Ao Deus único e verdadeiro? Ou a deuses que, por mais numerosos que sejam, jamais preencherão seu vazio existencial, além de levarem você à condenação divina? Deus vê o que há no seu íntimo, assim como via o interior das salas mais secretas do templo de Jerusalém, e sabe que ídolos ocupam o lugar que devia ser ocupado exclusivamente por ele. – Sérgio Vilmar Markus

Nenhum ídolo é capaz de dar a satisfação e a alegria que Deus concede a quem adora somente a ele.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.