share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Romanos 12.2

Não há sabedoria alguma, nem discernimento algum, nem plano algum que possa opor-se ao Senhor (Pv 21.30).

Estamos vivendo em um tempo no qual ideologias cruzam nosso caminho a cada instante. Grupos que defendem as mesmas posições atacam furiosamente os que pensam de forma diferente. A rigidez é a característica mais marcante de quem levanta sua bandeira. Assim, vão sendo criadas facções, e as pessoas são rotuladas de acordo com o grupo ao qual pertencem.

A relativização pregada como uma forma de liberdade de ação geralmente não vem acompanhada pelo respeito ao próximo. A sociedade atual refuta padrões e referências, mas, em vez de estabelecer tolerância a pensamentos e atitudes diferentes (já que cada um deve viver como quiser), a intransigência aumenta cada vez mais.

Um padrão de pensamento passa a ser substituído por vários diferentes. Cada qual acha que é mais certo que o outro, defendendo fortemente sua posição.

A liberdade de expressão proporcionou às pessoas a possibilidade de manifestarem suas opiniões unindo-se aos que têm a mesma forma de pensar.

Porém, alguns não somente expõem suas ideias, mas as impõem, hostilizando qualquer outro que ouse pensar o contrário, esquecendo-se que esta liberdade pertence a todos. Diferentemente de ter convicções e impedir que sejam demovidas, querem exterminar as demais, para que possam sempre prevalecer, não sendo capazes de integrar o que há de bom no pensamento diferente, que é descartado.

O orgulho toma conta daqueles que se julgam donos da verdade. Contrário a tudo isso, o evangelho puro não nos ensina que possuímos a verdade, mas que somos possuídos por ela; que não detemos os direitos, mas os compartilhamos. Não nos exorta a avançar contra o outro, mas a renunciar em favor dele; não a convencer, mas respeitar. Nele não lutamos por causas, mas por vidas. O mundo a partir de suas ideologias nos condena ou nos aprova, mas o evangelho nos transforma. – Leonice Fonseca Souto de Souza

A ideologia ensina que o mundo deve ser transformado; o evangelho mostra que nós precisamos mudar de vida.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.