share on:
Img_IconeBaixar_680px

12 de Janeiro de 2021

Leitura Bíblica: Filipenses 2.1-12

Não façais nada por rivalidade nem por orgulho, mas com humildade, e assim cada um considere os outros superiores a si mesmos (Fp 2.3).

Você é humilde? Ah, um momento – antes de responder, um esclarecimento: quando se diz que alguém é humilde, em geral se pensa numa pessoa de poucos recursos (financeiros, culturais ou intelectuais), alguém que não tem muito a oferecer e, portanto, de quem não se exige muito. Não é a isso que me refiro. Tal condição mereceria outro nome, mas soa bem chamá-la de humildade. Na verdade, porém, humildade é outra coisa, e em vez de dar aqui uma definição teórica, recomendo olhar mais uma vez para o versículo em destaque. É uma espécie de roteiro para a humildade.
Ok, admito que a recomendação do autor ali evoca a imagem de um capacho. Quer dizer então que a virtude (?) da humildade é ficar sempre deliberadamente por baixo e servir de saco de pancada de todo mundo? Ora, quem aguenta? E para quê? Aonde eu chego com isso? Faz sentido, mas veja a motivação alternativa que ele indica: agir por egoísmo ou vaidade. Convenhamos, também não é coisa boa – aliás, é ruim do começo ao fim! Aonde levam? A imagem típica que me ocorre aqui é a da bolha de sabão: grande, inchada, brilhante, colorida, fascinante, mas totalmente vazia e de vida curta. Pois é, mas em geral é isso que nos motiva, ou não? Francamente: valerá a pena?
Assim, precisaríamos de uma motivação melhor, realmente boa, mas o problema desse roteiro é que ele não indica outra que dê substância a essa humildade. Para ter um quadro mais completo, será preciso examinar com atenção toda a leitura bíblica indicada. Se você se der a esse pequeno trabalho, fará algumas descobertas muito ricas sobre a matéria – há muito mais por trás dessa humildade aparentemente um tanto miserável do que parece à primeira vista. E se depois o assunto começar a parecer muito interessante, nada impede de continuar a pesquisar. Fica o desafio. – RK

Ser humilde não é sem graça: é depender da graça – de Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!