share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Julho de 2019

Leitura Bíblica: Hebreus 13.1-6

Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação (1Pe 4.9).

Vivendo em um tempo em que temos dificuldade de confiar nas pessoas, falar em hospitalidade pode parecer estranho, mas esta é uma grande forma de demonstrar amor e uma atitude recomendada na Bíblia.

Não devemos negligenciá-la, nem fugir deste compromisso, mas praticá-la sempre que possível com alegria. Pode parecer mais complicado ser hospitaleiro com aqueles “de fora” (os desconhecidos), mas Deus espera que seus filhos tenham o desejo de ajudá-los, acolhê-los e suprir suas necessidades.

A hospitalidade é tão importante que no Dia do juízo Jesus dirá aos seus filhos: “Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram”.

Perguntado sobre quando isso foi feito, Jesus respondeu: “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25.34-36;40).

Romanos 12.13 diz: “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade”. Isso deve ser uma prática constante: sempre temos pessoas necessitadas por perto que podemos ajudar.

Muitas vezes, precisamos vencer as barreiras que querem nos impedir de praticar a hospitalidade – por exemplo, no v.5 do texto de hoje lemos que não devemos ser avarentos; também temos de ter interesse pelo próximo, não apenas por nós mesmos. Uma atitude assim agrada a Deus.

O egoísmo destrói nossa alma, mas o amor aos outros nos faz generosos e mais felizes. Devemos ter confiança que Deus nunca vai nos abandonar (v.5b) e que, quando ajudamos outras pessoas, o que oferecemos não nos fará falta. Dar é uma atitude que faz bem àquele que a pratica. – Hebert dos Santos Gonçalves

O amor cristão se expressa em atitudes: “Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade” (1Jo 3.18).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.