share on:
Img_IconeBaixar_680px

28 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Jo 1.1-13

Honra teu pai e tua mãe (Dt 5.16a).

Quando eu era criança, olhava para o meu pai com muita admiração. Era meu herói, exemplo de homem inteligente e que podia realizar tudo que queria. Na adolescência, ainda o respeitava, mas aos meus olhos ele já não tinha mais a mesma sabedoria. Mais tarde, só o escutava por educação, porque suas opiniões pareciam superadas. Hoje sei que honrar os pais, como ordena o sexto mandamento (versículo em destaque), é muito mais do que apenas respeitá-los ou ouvi-los por obrigação.

Jesus deixou o exemplo perfeito na forma como se relacionava com seu Pai celestial. Ele, chamado de “a Palavra” na leitura bíblica, era Deus e participou diretamente na criação do mundo. Mesmo assim, obedeceu quando precisou deixar a glória e vir morar na terra, como ser humano. E continuou obediente, submetendo-se até mesmo à morte na cruz. Jamais mudou sua maneira de tratar o Pai. Não se rebelou, nem obedeceu só por obrigação, mas por amor. Assim, a honra que Jesus demonstrou ao seu Pai tornou possível que todo aquele que crer nele também se torne filho de Deus.

Honrar pai ou mãe não é concordar com tudo o que fazem ou dizem (pois eles também erram, e muito); não é bajular nem obedecer cegamente a todas as ordens. Em vez disso, honrar é amá-los e reconhecer a autoridade que Deus lhes concedeu, acatando suas palavras e ensinos na medida em que não conflitem com a Palavra do Senhor. Quando fazemos isso, estamos, em última análise, submetendo-nos ao próprio Deus, obedecendo à sua vontade. Sem dúvida, isso é mais fácil se eles forem pessoas tementes ao Senhor. Mas a instrução de Deus vale para todos os filhos. Mesmo se seu pai ou sua mãe forem pessoas difíceis, más, distantes, indiferentes, abusivas ou até criminosas, a ordem de honrá-los permanece. Deus, que jamais muda, pode lhe dar amor suficiente para tornar isso possível, e ele mesmo será um Pai que nunca deixará um filho desamparado. – JDC

Não devemos honra aos pais porque eles a merecem, mas porque Deus merece ser honrado dessa forma.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!