share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Outubro de 2019

Leitura Bíblica: Êxodo 20.12

“Honra teu pai e tua mãe” – este é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6.2).

Honrar nossos pais é tão importante que o Senhor deixou um mandamento específico para enfatizar o assunto. Ele sabia que seria necessário instruir-nos para que não negligenciássemos esse dever. Apesar disso, há muitos pais vivendo sem receber a devida honra de seus filhos. Já diversas vezes ouvi que “um pai e uma mãe criam onze filhos, mas onze filhos não cuidam de um pai e de uma mãe”. Nas visitas que fazia a um lar de idosas, conheci uma senhora que estava exatamente nessa situação. Criou onze filhos, mas agora estava em um lar para idosas – fisicamente muito bem cuidada, contudo distante do olhar, da atenção e da honra dos filhos.

Mas a falta de honra não está apenas em situações de abandono. Ela também aparece quando filhos acham que sabem mais e melhor do que os seus pais. Falta honra quando se começa a tratar os pais como crianças pequenas e não se permite a eles que façam suas escolhas e tomem suas decisões. Pais idosos podem necessitar de ajuda, mas são adultos, mesmo quando requerem cuidados como uma criança. Portanto, trate-os sempre como adultos. Se for necessário, fale mais alto quando houver alguma deficiência auditiva, mas nunca grite. Gritaria é falta de respeito para com aqueles que lhe deram a vida.

Honrar pai e mãe é vontade expressa de Deus para a nossa vida. E da honra que concedemos a eles depende a nossa prosperidade e vida longa nessa terra. Faltar com honra aos nossos pais é desobediência a Deus e traz juízo e condenação sobre nossa vida.

Quero motivá-lo nesse dia a pensar na sua relação com seus pais. Talvez eles não sejam como você gostaria que eles fossem. Pode ser que eles até tenham lhe causado sofrimento. Se esse for o caso, perdoe! Contudo, não deixe de honrá-los. A honra não lhes é devida pelo que fazem, mas por serem seus pais. – Marcos Passig

Honrar os pais alegra tanto o coração de Deus que ele promete vida longa para aquele que assim agir.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.