share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Reis 21.1-13

Nabote, contudo, respondeu: “O SENHOR me livre de dar a ti a herança dos meus pais!” (1Rs 21.3).

Nabote havia recebido um campo como herança, onde plantara uvas para a produção de vinho. Herança é um presente que ganhamos sem mérito algum, simplesmente por fazer parte de determinada família. Muitas vezes, não temos nem como saber quanto aquele bem custou para quem o adquiriu. Assim, também é fácil não lhe dar o devido valor. Não era o caso de Nabote, que com certeza valorizava muito a sua vinha e cuidava bem dela.

Acabe era rei na província de Samaria, mas, apesar de sua riqueza, quis também a vinha de Nabote. Quando não a conseguiu por meio de uma negociação honesta, sua esposa providenciou uma solução criminosa. Pouco lhes importava a lei de Moisés que proibia a venda definitiva de terras ou o mandamento de não cobiçar o que era do próximo. A satisfação pessoal era mais importante que qualquer vida humana.

O que quero destacar aqui é o valor que Nabote deu a algo que ganhara. Será que sabemos agir assim também? Deus concede muitos presentes ao ser humano: vida, saúde, família, amigos, emprego, natureza… com certeza você poderia acrescentar muita coisa a essa lista. Muitas vezes, no entanto, perdemos de vista que a origem de tudo isso é a bondade de Deus, e acabamos atribuindo essas coisas ao acaso, ao nosso esforço, ao nosso merecimento. Assim, também é fácil deixar de considerar seu verdadeiro valor. E então fica fácil “vendê-los” por um preço muito inferior ao valor real: abre-se mão de um cônjuge para ter um caso com outra pessoa. Desprezamos nossos filhos em nome de um salário maior no trabalho. Dispensamos nossa dignidade para obter vantagens ilegais em alguma negociação. Perdemos tesouros preciosos por tão pouco… Assim, hoje quero desafiá-lo a tomar consciência de tudo o que a generosidade do Senhor já lhe confiou – e então seguir o exemplo de Nabote e valorizar ao máximo esses presentes! – Adelma Pereira da Silva

Que presente de Deus não está sendo devidamente valorizado na minha vida?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!