share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Abril de 2020

Leitura Bíblica: Colossenses 3.16

Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento (Pv 23.12).

Todos os anos, em minhas férias, vou à casa de meus pais passar o mês com eles. Ao chegar lá, encontro o “meu canto” da casa. Explico: eles separam um quarto e uma sala para mim, onde posso colocar minhas malas e roupas, dormir, assistir à TV, etc. Durante aquele mês, ocupo parte da casa, tanto em termos de espaço quanto de tempo. Mas, quando chega o fim das férias, o “meu canto” volta a ter sua finalidade original – e vez ou outra passa a ser o “canto” de um de meus irmãos, quando estes visitam nossos pais.

No texto da leitura de hoje, o apóstolo Paulo instrui os colossenses a permitir que o ensino de Cristo habite ricamente neles. O verbo aqui usado para habitar denota mais que apenas ocupar parcialmente, mas se refere a fixar residência. Ou seja, era necessário que a palavra habitasse não somente uma parte da casa ou por um certo tempo – ela deveria morar sempre na mente deles. Dessa forma, transbordaria em ensino e conselhos, com toda sabedoria, para benefício mútuo de todos. A instrução continua valendo: a palavra de Cristo deve habitar ricamente em nós. Isso vai muito além de ler a Bíblia apenas por obrigação ou sem a devida atenção. É preciso disposição e vontade de aprender, pedindo ao Senhor que se aproprie da casa toda e ocupe com toda liberdade todos os “cômodos” de nossa alma. É essencial orar pedindo a Deus que a mensagem bíblica crie raízes em nós de forma que permaneça, e não apenas fique por um tempo. Por fim, é necessário que haja transformação mediante o estudo da Bíblia, isto é, que Deus reforme a “casa” até que fique do seu agrado.

Quando entregamos nossa vida aos cuidados do Senhor, precisamos lembrar sempre que a palavra de Cristo não apenas “aluga” a casa por alguém tempo. Ele comprou-a toda com seu sangue, e é necessário deixar que a sua palavra fixe morada sem nenhuma restrição. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Como dono da minha vida, Cristo precisa ocupar toda a casa; senão, será apenas um hóspede temporário.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!