share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Abril de 2019

Leitura Bíblica: Lucas 17.11-19

[Um dos leprosos que foram curados] prostrou­‑se aos pés de Jesus e lhe agradeceu (Lc 17.16a).

Acompanhei minha mãe em seus últimos dias de vida, internada em um hospital e precisando do auxílio de diversos aparelhos, praticamente em coma. Ela estava com uma doença terminal e aprouve ao Senhor levá-la para junto dele. Foram dias difíceis, mas Deus mostrou sua infinita misericórdia e seu amor colocando excelentes profissionais para cuidarem dela até sua última respiração.

Passados alguns dias de seu falecimento, voltei ao hospital para agradecer pessoalmente por todo o cuidado e carinho que tiveram com ela. Mesmo sabendo de seu grave estado de saúde, a equipe de saúde não deixou de cuidar de seu bem-estar. Foi então que a enfermeira de plantão me disse que dificilmente alguém volta para agradecer. Naquele mesmo instante louvei a Deus por me permitir ter o privilégio de me sentir como o ex-leproso da passagem bíblica que lemos hoje. Nela, vimos que Jesus proporcionou o milagre da cura a dez leprosos, mas apenas um regressou para agradecer. O ato daquele homem mostrou a sua grande humildade como pessoa. Ele percebeu que não poderia curar a si mesmo e precisava da ajuda de Jesus. Sentiu-se em dívida com o homem que o curou e retornou para agradecer, pessoalmente, por tão grande amor, carinho, cuidado e pelo milagre que recebera. Ele não olhou somente para si, mas pensou na superioridade e na generosidade de Jesus em ajudá-lo. Reconheceu que a única coisa que lhe restava era agradecer. Infelizmente, não foi o mesmo pensamento dos outros nove, também curados, mas que não voltaram.

A gratidão promove a paz interior e a certeza de que Deus está sempre a nos amparar, mesmo em meio às tribulações. Por meio dela, podemos sentir o amor de Deus de uma forma bem nítida. – Luciana Gallinari

Agradecer é valorizar o benefício recebido e reconhecer que não somos autossuficientes.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.