share on:
Img_IconeBaixar_680px

02 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Lucas 7.24-28

É necessário que ele [Jesus] cresça e que eu diminua (Jo 3.30).

Algumas pessoas são realmente notáveis aos olhos de Deus. Ele elogia Jó para Satanás (Jó 1.8); chama Abraão de seu amigo (Is 41.8); diz que Davi é um homem segundo seu coração (At 13.22). Na leitura bíblica de hoje, vemos que João Batista também foi publicamente elogiado por Jesus. O que será que ele fez de tão especial para que o Senhor dissesse isso dele?

João Batista foi um pregador um tanto excêntrico. Morava no deserto, comia gafanhotos e mel e se vestia com pele de camelo (Mt 3.4). Isso pode impressionar muita gente, mas não foi o que motivou o elogio de Jesus. Sua mensagem também era considerada impactante, uma vez que falava sobre a ira de Deus e sobre arrependimento de pecados. Mas, novamente, sua grandeza não consistia nesta mensagem. Pode parecer contraditório, mas a grandeza de João estava em reconhecer sua insignificância pessoal. São dele as palavras do versículo em destaque.

João Batista começou seu ministério antes de Jesus e possuía muitos seguidores. Poderia ter fundado uma seita. Poderia ter conseguido o favor de poderosos como Herodes, dizendo coisas agradáveis de ouvir. Poderia ter achado ruim quando alguns de seus discípulos o deixaram para andar com Jesus (Jo 1.35-37). Mas o propósito de sua existência era apontar para o Messias tão desejado pelos judeus. João não queria fama e glória, mas apenas realizar o que Deus lhe dera para fazer (Lc 1.14-17).

Talvez você pense que está agradando a Deus por ser uma pessoa boa, que evita fazer coisas notoriamente erradas. Quem sabe até tenha o costume de dizer que Deus está em primeiro lugar na sua vida. Mas você já lhe perguntou quais são os planos dele para a sua vida? E você cumpre esses planos, ainda que isso exija abrir mão de seus desejos pessoais? Você pode até não ser famoso ou reconhecido pelo que faz. Porém, Deus vê suas ações, e a maior glória que alguém pode ter é ser elogiado pelo Senhor. – Bruna Brasil Pereira Garcia Lima

Nossa grandeza está em viver para a glória a Deus.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!