share on:
Img_IconeBaixar_680px

03 de Janeiro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Samuel 17.25-54

Somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Rm 8.37).

Quem nunca enfrentou situações difíceis de resolver? Talvez até nos espantemos ao pensar como conseguimos superar algumas delas. Depois, quando parece que tudo ficará mais calmo, às vezes circunstâncias ainda mais complicadas surgem e não sabemos o que fazer. São verdadeiros gigantes perante os quais nos sentimos como se estivéssemos “de mãos amarradas”. Pode ser alguma doença, o desemprego, uma família desestruturada, filhos rebeldes, um divórcio, uma traição ou difamação, e a lista continua. Tais problemas podem ser resultado de nossas falhas e negligência ou simplesmente acontecer sem uma explicação lógica. Diante dessas situações, nos sentimos muito pequenos. O que podemos fazer é escolher como reagir: tentar fugir e assim ser dominado pelos gigantes ou enfrentá-los, travando uma batalha que só poderá ser vencida na dependência de Deus.

No texto de hoje, podemos perceber algumas atitudes de Davi diante do desafio do gigante Golias que são notáveis e servem de exemplo: 1) É necessário importar-se com o real problema. Assim como o irmão de Davi, pessoas tentarão desencorajá-lo a não seguir em frente, dizendo que sua derrota é certa ou ainda que não vale a pena confiar em Deus. Não lute contra elas. Estude a Bíblia e creia no Deus poderoso que ela apresenta. 2) Não se intimide com o tamanho do problema. Ele pode ser gigante para nós, mas nunca será grande demais para Deus, que tem o mundo em suas mãos. 3) Zele pelo nome do Senhor. Davi jamais teria vencido Golias se o objetivo fosse sua própria glória. Precisamos estar totalmente voltados para Deus, a fim de honrá-lo por meio da nossa vida. 4) Lute até o fim. A batalha pode ser árdua e pesada, mas a vitória só é completa se não nos entregarmos ao desânimo e ao cansaço. Se caminharmos com Cristo todos os dias, aprenderemos a depender dele para enfrentar e vencer nossos gigantes. – Ingelid Gundt

Qualquer gigante que nos desafie pode ser derrubado com a ajuda divina.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!