share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Êxodo 23.14-19

Ninguém tentará conquistar a terra de vocês durante as três festas, quando vocês vierem me adorar (Êx 34.24b, NTLH).

E se pudéssemos sair de casa totalmente seguros de que não encontraríamos nenhum problema ao voltar? Nada de estragos causados por temporais, incêndios, desabamentos, roubos, animais peçonhentos… Essa garantia de proteção total que gostaríamos de ter foi dada pelo próprio Deus aos israelitas (veja o versículo em destaque). Conforme lemos no texto de hoje, três das festas religiosas que o Senhor tinha estabelecido deveriam ser celebradas por todo o povo numa reunião solene no lugar de adoração, o que exigia uma peregrinação até lá. Assim, adiantando-se ao possível receio deles de que não seria seguro deixar suas terras devido ao perigo de serem tomadas em sua ausência, Deus garantiu: podiam ir tranquilos, pois os outros povos não se aproveitariam disso para retomar Canaã.

Para os israelitas, tudo deveria ser um ato de fé, inclusive as festas. A vida diária relacionava-se à aliança com Deus mediante orientações específicas quanto a alimentos permitidos e proibidos, saúde, higiene e rituais de adoração. Já a obediência na viagem para as festas era uma prova de que confiavam que Deus protegeria suas terras; além disso, demonstravam que adorar a Deus era mais importante que bens materiais (mesmo que fossem tudo o que o adorador possuía).

E nós, que, apesar do cuidado divino, não temos a garantia de encontrar nossas casas como as deixamos – como lidamos com isso? Saímos tranquilos ou ficamos o tempo todo pensando nos nossos bens e temendo que algo ruim aconteça? No caso dos cristãos, devido à sua aliança com Deus, obediência e adoração deveriam ser mais importantes que tudo!

A vida com Deus é um constante teste de fé: vamos confiar nele ou viver com medo? Se ele é dono de tudo e quem nos dá a capacidade de trabalhar e adquirir bens, por que temeríamos perder o que, no fim das contas, nem nos pertence? – Vanessa Weiler Ribas

Confiança no amor de Deus e medo de perder o que ele nos dá não combinam.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!