share on:

Img_IconeBaixar_680px


 
21 de janeiro de 2019
 
Leitura Bíblica: Mateus 18.15-20

O Pai de vocês, que está dos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca (Mt 18.14).

Nem sempre buscar a vantagem pessoal é o jeito mais honesto de lidar com a vida, mas o texto de hoje nos oferece um jeito de, quando ofendidos, sair “no lucro”. Para entender (mesmo) como, preciso antes mudar de mentalidade: quando ofendido, geralmente quero um jeito de receber reparação pelo que perdi, seja dinheiro, respeito, dignidade, ou algo assim. O foco? Os meus direitos (ênfase em “meus”). Porém o ponto de vista do Pai é diferente (você leu o texto?): a ofensa que recebi causou inimizade e me fez perder um irmão; ganhá-lo de volta é a grande vantagem. O grande objetivo é não deixar que ninguém se perca (veja o verso em destaque). Com frequência lê-se este texto com ênfase na confrontação daquele que errou, mas no contexto fica claro que não era de disciplina que o Mestre tratava, mas de recuperar aquele que se perdeu.

O perdão que recebemos é gigantesco. No mesmo capítulo de hoje podemos ler, na sequência, a parábola de um sujeito cuja enorme dívida foi perdoada, mas que logo a seguir foi incapaz dar perdão a alguém que lhe devia muito menos. Sua dívida era equivalente a 350 toneladas de prata; para pagá-la com trabalho braçal, ele levaria muitos milhares de anos, muito além do possível. Nossa dívida era ainda maior, proporcional à grandeza do Credor (Infinito e Eterno), pois até dizemos crer em Deus, mas nossa atitude é a de quem simplesmente o ignora.

O recado não poderia ser mais claro: por ter recebido perdão infinito, o mínimo que você e eu podemos fazer é priorizar o amor, em vez da cobrança. Dar valor à vontade do Pai, não aos meus pretensos direitos violados. Isto só é possível na medida em que somos treinados a ser como Jesus, em uma longa caminhada de aprendizes sob a direção do Espírito Santo de Deus. – Miguel Herera Jr.

Pai de amor, conscientize-nos da enormidade do perdão que recebemos e nos ajude a ganhar de volta quem nos ofendeu.



 
 

Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.
 
 
 


Confira as devocionais anteriores!

20/01/2019

19/01/2019

18/01/2019

17/01/2019