share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 27.20

Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos (Ec 5.10).

A ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de ter para si mesmo tudo aquilo que se admira. É um desejo muito grande direcionado principalmente à riqueza material. Por mais posses que tenha, uma pessoa gananciosa ainda assim estará insatisfeita, pois na compreensão dela sempre será necessário um pouco mais. Tal pessoa poderia ter o mundo inteiro e continuaria descontente, pois nesse ponto desejaria tomar o lugar do próprio Deus. Observar esse tipo de gente deve ter inspirado o autor de Eclesiastes a fazer a constatação do versículo em destaque.

No Novo Testamento, temos o relato de alguém que vai até Jesus e lhe faz um pedido: “Mestre, diga ao meu irmão que divida a herança comigo”. Mas Jesus lhe responde: “Quem foi que fez de mim um juiz ou árbitro entre vocês?” E alerta: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens” (Lc 12.13-15).

Uma pessoa gananciosa costuma imaginar-se injustiçada, pois, na compreensão dela, tudo poderia ser decidido de maneira diferente – naturalmente sempre com mais benefícios para si mesma. E mesmo que o negócio corra exatamente do jeito que ela deseja, logo conseguiria enxergar possibilidades de lucrar ainda mais. A ganância é tão terrível que a Bíblia a equipara ao inferno e ao abismo, conforme se viu na leitura bíblica de hoje.

Se você sofre com a ganância, quero convidá-lo a refletir se vale a pena continuar nessa luta para ter sempre mais. Deixo aqui ainda as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: “De fato, a piedade com contentamento é grande fonte de lucro, pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos” (1Tm 6.6-8).

Se você realmente quer sair lucrando, invista em uma riqueza eterna: seu relacionamento com Jesus.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.