share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.1-14

Nunca o deixarei, nunca o abandonarei (Hb 13.5b).

Todos passam por momentos de frustração. Não me refiro aqui a catástrofes ou doenças, que, embora sejam difíceis e dolorosos, não são acontecimentos que possamos controlar. Antes, falo daqueles planos e alvos aos quais dedicamos muito tempo e esforço, mas que de alguma forma não se realizam conforme esperado e assim nos causam abatimento, abalando a autoestima e o ego. Nessas horas, pode ser grande a tentação de jogar tudo para alto e pensar: “Ah, não adianta mesmo…” E isso não vale só para o trabalho ou para os nossos projetos pessoais. Também os chamados “prazeres da vida” – entenda-se aqui tudo o que se faz por lazer, bem-estar ou simplesmente porque se gosta – podem nos deixar frustrados. Quando baixa a adrenalina, o que fica? Uma sensação de vazio e falta de realização?

O livro de Eclesiastes trata dessa busca incessante do ser humano por sentido para a vida, que ele procura em riquezas, trabalho, relacionamentos, conhecimento, prazeres. Mas, embora Deus tenha preparado tudo isso como um presente para o ser humano, este não fica satisfeito, pois seu foco está em obter sucesso em todas as áreas, mas sem se submeter ao Senhor. Em outras palavras: o ser humano quer os presentes, mas não o Presenteador. Porém, esse modo de viver transforma tudo em canseira, pois o homem se esquece de que sua verdadeira felicidade está justamente em receber essas dádivas de Deus. Fomos criados para um relacionamento eterno com o Senhor e, ao fugir disso, perdemos toda e qualquer alegria que os seus presentes poderiam nos trazer. Somos como a criança que quer brinquedos caríssimos, sem perceber que na verdade só precisa mesmo do abraço de seus pais.

Seremos realmente felizes quando buscarmos, em tudo, a orientação e a vontade de Deus. Isso evitaria as frustrações, pois “em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR determina os seus passos” (Pv 16.9). – José Donato Cavalheiro/Doris Körber

Não é fácil entregar o controle da vida a Deus, mas só assim teremos real proveito das suas dádivas.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!