share on:
Img_IconeBaixar_680px

09 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: Josué 1.1-18

O SENHOR Altíssimo é temível, é o grande Rei sobre toda a terra! (Sl 47.2)

A quem diríamos palavras como: “Tenha força e coragem”? Talvez a gladiadores prestes a entrar em uma arena de leões prontos para devorá-los? Ou, transpondo essa cena para os dias atuais, a alguém diante de um grande desafio, muito maior do que parece suportável?

Se um encorajamento humano já ajuda, quanto mais será útil lembrar que quem diz essas palavras na leitura bíblica é o próprio grande e altíssimo Rei sobre toda a terra! Assim, se Deus o diz, é preciso levar em conta que ele tem razão e sabedoria suficiente para pedir isso!

O Senhor anima Josué, o sucessor de Moisés como líder do povo na conquista da Terra Prometida. Era uma grandiosa missão, e ele precisava crer que Deus o ajudaria e cumpriria sua promessa: “Ninguém conseguirá resistir a você todos os dias da sua vida”.

No decorrer do capítulo, o Senhor alterna instruções com encorajamento, e é importante prestar atenção a isso: Josué e o povo recebem ordens para se preparar para a grande campanha, que levaria ao cumprimento da promessa divina: um vasto território seria o lar do povo de Israel. Deus estaria o tempo todo com eles, e a Josué bastaria obedecer à lei recebida por intermédio de Moisés. A chave para ser bem-sucedido era observar a palavra de Deus e meditar nela constantemente. Nada que o próprio Senhor ordenasse seria impossível; por isso, nada de pavor nem desânimo: “Seja forte e corajoso”!

Quando Deus ordena, dá para encarar as tarefas mais difíceis. Seguindo o que a Bíblia diz, o resultado será o que o Senhor deseja. Mas é preciso dispor-se a obedecer. Josué precisava assumir o lugar de Moisés. Fora treinado para isso. Tinha visto o quanto o povo podia ser teimoso, mas era Deus quem estava lhe dando a tarefa e a credibilidade necessária para a missão. Então, por que não encarar? – Aline Coscioni Schach

Quando Deus dá a ordem, ele também dá força e coragem.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!