share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Juízes 16.18-31

Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados (Sl 84.5, ARA).

O nome Sansão pode ser traduzido como ‘pequeno sol’, mas seu fim foi na escuridão, pois morreu cego. Filho de uma mulher estéril, antes que nascesse um anjo apareceu aos seus pais, avisando-os que ele teria uma missão: ajudar a livrar Israel dos filisteus (Jz 13.1-5).

Quando cresceu, tornou-se conhecido por sua força, que, aliás, várias vezes o tirou de enrascadas em que se metera com sua impulsividade. Ele foi desobediente, fez coisas que, como pessoa consagrada ao Senhor, não devia fazer, como envolver-se em aventuras imorais e tocar cadáveres; tudo isso contribuiu para destrui-lo. Também chama atenção que ele trabalhava sozinho; não o vemos com um exército, mas agindo sempre por conta própria. Infelizmente ele não via de onde vinha sua força nem respeitou o fato de tê-la recebido para cumprir uma missão. Também não entendia que seu real vigor residia na sua dedicação a Deus e que esse era seu grande segredo.

A conduta de Sansão trouxe vexame para sua família; acabou escravizado por seus inimigos, que, além de o prenderem, furaram seus olhos e o colocaram para girar um moinho, como um animal (v.21). Isso envergonhou também o nome de Deus, pois os filisteus achavam que seu próprio ídolo Dagom era mais forte que o Senhor. Mas Deus é soberano e misericordioso. Apesar dos muitos erros, Sansão foi usado para libertar Israel de seus inimigos. No momento que os filisteus foram festejar a captura de Sansão, Deus cumpriu seu plano. Teve misericórdia de Sansão e atendeu-o no ponto mais baixo da sua vida, quando clamou: “Ó Soberano SENHOR, lembra-te de mim…” (v.28). O grande erro de Sansão foi colocar seus desejos e interesses acima dos propósitos de Deus e de sua nação. Ele não valorizou o presente que recebeu. Por isso, não importa o que Deus tenha lhe concedido: use isso para honrá-lo antes que seja tarde demais! – Marivete Kunz

É preciso valorizar e usar o que Deus nos concede para cumprir seus propósitos!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!