share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 1.1-9

Em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam (Mt 7.12a).

Certo pregador iniciou sua mensagem levantando um papel em branco com um minúsculo ponto preto no centro: “O que vocês estão vendo?” “Um ponto preto”, foi a resposta. “Ué, e ninguém está vendo a enorme folha branca?”, continuou ele. Foi uma ilustração simples, mas da qual nunca me esqueci, para algo que o ser humano faz com muita naturalidade: encontrar motivos para criticar, seja em pessoas, seja em planos, situações, pensamentos, governos… Acho até que muitas vezes nos sentimos mais inteligentes quando apontamos algum defeito, como se isso fosse prova do nosso bom discernimento.

A leitura bíblica de hoje abre uma das cartas mais duras de Paulo – mas nem parece, não é? A continuação mostrará que ele sabia muito bem com quem estava falando: uma igreja orgulhosa de suas habilidades, dividida em partidos, tolerante com a imoralidade em seu meio, que não mostrava compaixão pelos mais fracos e na qual alguns até duvidavam da ressurreição de Jesus… Mesmo assim, dirige-se àqueles cristãos descrevendo-­os como santificados, ricos em palavra e em conhecimento, um grupo que evidenciava a graça de Jesus e a presença dos dons espirituais. O que mais me chama a atenção é o v. 8: “[Cristo] os manterá firmes até o fim, de modo que vocês serão irrepreensíveis no dia de nosso Senhor…”. Como Paulo podia afirmar isso? Aquelas pessoas estavam a anos-luz de serem irrepreensíveis!

Mas vamos nos colocar no lugar dos coríntios: como você se sente quando alguém destaca os seus pontos fortes, elogiando-o mesmo conhecendo suas fraquezas e falhas? É encorajador, não é? Você não fica animado a continuar o que faz bem e a lutar para superar seus problemas? Este é o nosso desafio hoje: não focar os defeitos do próximo (seja quem for), mas dar maior atenção às suas virtudes e habilidades – e, se possível, dizer isso a ele! – Doris Körber

Que tal dar mais atenção a toda a folha branca em volta dos pontos pretos na vida de alguém?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!