share on:
Img_IconeBaixar_680px

18 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Juízes 6.1,11-16

“Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o SENHOR está conosco, por que aconteceu tudo isso?” (Jz 6.13a)

Os capítulos 6 e 7 do livro de Juízes narram como Deus em certa ocasião intervém na história dos israelitas para libertá-los das mãos dos midianitas. Ao ler esses dois capítulos, o que nos inspira é a forma como o Senhor convoca Gideão, a relutância deste em aceitar o chamado e, por fim, a forma extraordinária como Deus o usa.

Em função do momento trágico que o povo vivia, a primeira reação de Gideão foi duvidar do propósito divino de abençoá-los e libertá-los. Havia fome, medo, insegurança, e ele via apenas os problemas. Isso é muito parecido com o que vivemos hoje, como indivíduos, famílias e nação. É fácil e humano concentrar-se nas tragédias e dificuldades que parecem insolúveis. No entanto, Deus continua o mesmo e ama a todos.

O que fazer? Quando vemos a vida pela ótica dos problemas e das mazelas, perdemos de vista a perspectiva de Deus, cujo propósito é intervir, abençoar e libertar seus filhos. Gosto de pensar em Isaías 43.13, quando Deus diz: “Agindo eu, quem o pode desfazer?”. A um pai aflito com a saúde de seu filho, Jesus diz: “Tudo é possível àquele que crê!” (Mc 9.23). Deus é o mesmo! Ele continua maior que nossos problemas e disposto a ajudar!

Quando finalmente atende ao chamado de Deus, Gideão começa por destruir um altar e um ídolo que seu pai construíra. É isso que precisamos fazer: tirar da nossa vida e família aquilo que desvia a atenção de Deus e dedicar todo o nosso amor, toda a nossa vida, todas as nossas decisões totalmente ao Senhor, obedecendo ao apelo de Cristo: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mt 22.37). Quem se relaciona com Deus dessa forma é capaz de crer em seu amor e em seus bons propósitos, não importam as circunstâncias. – Genevaldo Edino de Souza Bertune

O propósito maior de Deus é tornar seus filhos parecidos com Jesus – não perca isso de vista!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!