share on:
Img_IconeBaixar_680px

05 de Setembro de 2020

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 4.9-18

Desta vez não quero apenas vê-los e fazer uma visita de passagem; espero ficar algum tempo com vocês, se o Senhor permitir (1Co 16.7).

No versículo em destaque, Paulo me fez lembrar da expressão “visita de médico” e pensar em quanto tempo invisto em meus relacionamentos. Ele se dedicou às pessoas, mas no fim da vida experimentou traição e abandono (v.10 e 16), assim como também aconteceu com Jesus. Quando estamos com as pessoas que amamos, não pensamos que ficaremos longe delas ou mesmo sem elas. Não mais tão perto, tão disponível, ao alcance de nossas mãos, de um abraço. Quando estamos longe é que percebemos que desperdiçamos tempo demais com outras tarefas e preocupações; nada deveria ser mais importante que estar ao lado, dizer que amamos e que somos gratos.

Se agimos assim com as pessoas que podemos ver e tocar, quanto mais negligentes poderemos ser com o Deus invisível, que sempre está por perto e disponível (veja o v.17)? Talvez seja por isso mesmo que muitos acham que podem deixar este relacionamento para depois. Não foi assim com Paulo, que desde que entregou sua vida a Jesus passou a ter o foco correto: em Deus e nas pessoas que ele ama. Li em algum lugar que o tempo que dedicamos às pessoas, às tarefas ou a Deus mostra quais são as nossas prioridades, pois sempre teremos tempo para aquilo que julgamos importante.

Onde está nosso foco? Nos relacionamentos certos ou na obtenção de bens e conquistas pessoais? Se for a segunda opção, é bem provável que você não tenha com quem comemorar o que alcançar. Será que foi assim com Demas e os outros que abandonaram a Paulo e, pior, a Deus? A que ou a quem você se dedica mais? Não conhecemos o futuro: não sabemos se haverá tempo para o que importa de verdade. É preciso priorizar Deus e as pessoas, mesmo com tanta coisa urgente para fazer. Dedique sua atenção e seus esforços ao que realmente vale a pena – hoje e para sempre! – Vanessa Weiler Ribas

Será que a atenção e o tempo que dedico aos outros e a Deus realmente refletem meu amor por eles?


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!