share on:
Img_IconeBaixar_680px

19 de Outubro de 2020

Leitura Bíblica: 1 Samuel 2.12-17;22-36

Os filhos de Eli eram ímpios; não se importavam com o SENHOR (1Sm 2.12).

No texto de hoje, temos um mau exemplo de pai: Eli, que era sacerdote. Sua história é uma dura prova de como ele não teve firmeza para educar os seus filhos e nem corrigi-los eficazmente quando já eram adultos. Eles praticavam toda sorte de perversidades, o que levou Deus a desprezar Eli. Este soube que ambos morreriam no mesmo dia. Não somente eles foram castigados, mas também o sacerdote, que por falta de firmeza honrou mais os filhos do que a Deus (2.29b), e toda a sua linhagem, que depois perdeu o privilégio de servir no santuário.

A família é um dos pilares mais importantes da sociedade. Quando os pais são firmes ao educar e cuidar de seus filhos, isso traz benefícios a todos, pois é bem provável que sejam bem-sucedidos. Porém, se a educação for terceirizada para a escola e esta não seguir os preceitos cristãos, é bem possível que o resultado seja uma formação sem um padrão moral ou espiritual. Se Deus não transformar suas vidas mediante arrependimento e fé em Cristo, estas pessoas dificilmente conseguirão valorizar e ter uma conduta íntegra.

Criar filhos saudáveis e retos para um convívio que faça diferença dentro da sociedade exige que os pais os eduquem com firmeza desde seu nascimento até ficarem adultos. Mesmo depois disso, podem e devem aconselhá-los, trazendo-os de volta aos princípios que foram ensinados.

Os cristãos não podem descuidar de uma tarefa tão importante. Quem não tem filhos deve orar pelas famílias, ainda mais que hoje ela está sendo desprezada. Boa parte da sociedade e dos meios de comunicação atacam-na diariamente, ensinando toda sorte de imoralidade. Há um ataque frontal ao que Deus estabeleceu para a conduta do homem e uma vida útil, preservando a moral e os valores espirituais. Diante disso, invista tempo nas crianças à sua volta, apresentando Jesus a elas e mostrando pelo bom exemplo o que agrada a Deus! – José Donato Cavalheiro

A falta de firmeza no ensino de valores cristãos às crianças resulta em fraqueza moral e espiritual.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!