share on:
Img_IconeBaixar_680px

25 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Salmo 150.1-6

O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Rm 14.17).

S e há uma característica do Car­naval que inegavelmente é explo­rada pelas pessoas, seja no nordeste ou no sudeste, na rua ou nos salões, com muita ou nenhuma fantasia, é a animação. Talvez para evitar as discussões morais, éticas, religiosas, culturais, políticas e econômicas que o Carnaval suscita, muitos concentram-se nisso: sua tônica é a alegria! Afinal, quem não gosta de ficar animado e alegre pelo maior tempo possível? No entanto: será essa alegria algo real?

O Salmo 150 parece uma explosão de sons, danças, cores e imagens. É um convite para que todo o ser vivo, à sua maneira, louve a Deus. E razões não faltam: seja no local de culto, seja debaixo do firmamento ou recordando seus feitos poderosos, tudo leva à exaltação. A cena proposta por esse salmo me parece grandiosa, empolgante e altamente celebrativa. Imagino a alegria imensa de participar de uma festa dessas. Mas a alegria constante não é natural a nenhum ser humano. A tristeza vem, a dor chega, a perda assola, o inesperado surge. É a vida! E esta não é feita apenas de festa. Para muitos, o período de Carnaval é um escape da rotina, dos problemas e da realidade dura. Mas o que fazer quando chega o fim da folia, com sua alegria (temporária)? Como viver a partir das cinzas que se espalham quarta-feira adentro?

O convite para seguir a Cristo não é uma entrada VIP para uma festa santa que jamais acaba, mas para uma vida em que paz, justiça e alegria, concedidas pelo Espírito Santo, jorram de dentro para fora. Alegria serena e paz que dão segurança. Festas e celebrações duram instantes ou dias. A vida dura a vida inteira! Não sei como está seu ânimo, mas sei que, quando finda a alegria exterior de qualquer festa, a vida tem de voltar a ser real, a ter pé no chão. E ela pode ser plena quando a gente abre alas para a alegria do Reino de Deus entrar. – Wanderley de Mattos Júnior

Para ser permanente, a alegria precisa de uma base imutável e constante – e isso só encontramos em Jesus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!