share on:
Img_IconeBaixar_680px

24 de Fevereiro de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 16.1-16

Tu és Deus, meu salvador (Sl 25.5b).

Hagar chegou ao “fim da linha”. Lá estava ela, junto a uma fonte, grávida, perto da fronteira, no caminho para o Egito, de onde viera. Tinha escapado da casa de Abrão, seu senhor. Agora era uma serva fugitiva, sujeita a ser recapturada pelo seu senhor. Ou, pior, ser raptada por alguma caravana de mercadores, sofrer abusos e ser vendida novamente como escrava. Foi loucura fugir, mas ela tinha seu motivo. Hagar trabalhava para Sarai, que a adquirira provavelmente quando Abrão foi morar no Egito, anos antes (Gn 12). Mas, após certo tempo servindo à sua senhora, ela se viu numa situação difícil, resultado de más decisões de Sarai, de Abrão e, por fim, dela mesma.

Sarai, vendo que não teria filhos, deu Hagar a Abrão, para que ele tivesse um filho com a escrava, que seria considerado como sendo da própria Sarai. Apesar de ser um costume comum na cultura do antigo oriente, criava conflitos. Após engravidar, Hagar passou a desdenhar de sua senhora. Esta se queixou ao marido, culpando-o pelas atitudes da “outra”. Mas Abrão “lavou as mãos”, deixando Sarai resolver a questão a seu modo. Autorizada, ela a maltratou tanto que Hagar fugiu. Presa neste emaranhado de erros e pecados, agora se via no meio do nada, não sabendo o que fazer da vida.

Mas a boa nova é que Deus pode desfazer os nós da nossa vida. Por meio do seu anjo, o Senhor foi socorrer Hagar. Disse-lhe o que fazer. Encorajou-a com promessas quanto ao seu futuro, do seu filho e dos seus descendentes. Hagar conheceu ali o “Senhor que vê”, que a acudiu. E, assim, uma história que poderia ter acabado muito mal para Hagar termina bem. Reanimada, ela retorna para seus senhores, que a recebem de volta.

Você também está no “fim da linha”, por causa de erros seus ou de outros? Deixe o Senhor salvá-lo, que assim você receberá novas forças para recomeçar a vida. – Sérgio Vilmar Markus

Deus sabe o caminho para nos salvar mesmo nas situações mais desesperadas.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!