share on:
Img_IconeBaixar_680px

27 de Fevereiro de 2019

Leitura Bíblica: Tito 3.3-7

Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores (Rm 5.8).

Você conhece alguma entidade filantrópica? Talvez este termo não lhe seja familiar, mas há muitas delas em nossos dias. A grande maioria é de organizações não-governamentais sustentadas por meio de doações, cujo objetivo é ajudar alguém ou algum grupo em especial – pessoas famintas ou sedentas, por exemplo. Alguns atribuem o termo filantropia ao imperador romano Juliano. Ele o teria utilizado para definir atos de caridade em prol da humanidade ou de um grupo de pessoas. A questão é que há muitas entidades filantrópicas no mundo, e nem sempre elas são pautadas em um verdadeiro amor à humanidade. Aliás, este é o significado da palavra: amor pelo ser humano ou pela humanidade. Muitas destas entidades são mantidas por grupos ou pessoas que buscam autopromoção ou autossatisfação por meio destas ações. Assim, uma atitude que deveria ser altruísta acaba sendo muito egoísta. Mas há uma “entidade” cuja filantropia é plena em amor e ausente de interesses escusos – o Senhor Deus.

No texto de hoje, a expressão “amor pelos homens” traduz o termo grego filantropia. Logo, não foi o imperador quem a cunhou, pois ela já aparece na Bíblia, mostrando a verdadeira filantropia divina: Deus ama a humanidade de tal forma que enviou seu Filho para morrer no lugar do ser humano afastado de Deus, a fim de que tivesse perdão e livramento da morte eterna mediante a fé nele. A obra de amor de Deus vai muito além de dar comida a quem tem fome ou bebida a quem tem sede – ele entregou o pão e a água viva, Jesus Cristo. E quem necessita da ajuda de uma entidade filantrópica? Aquele que tem fome, sede, enfim, que é necessitado. Jesus veio para os que têm fome e sede do Senhor. Aqueles que acham que não precisam de ajuda não receberão, mas quem sabe que precisa dela encontra-a no Senhor, mediante o arrependimento e a fé em Cristo. – Cléber Mateus de Moraes Ribas

Não há maior amor pelo ser humano do que se entregar para ser morto a fim de que ele fosse perdoado.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.