share on:
Img_IconeBaixar_680px

06 de Março de 2020

Leitura Bíblica: Gênesis 45.1-28

Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes a vida com grande livramento (Gn 45.7).

A Bíblia registra a conturbada história de José do Egito mostrando que Deus trabalha mesmo nas horas mais escuras da vida de alguém, e então nos desafia a viver com a mesma certeza que sustentou esse jovem. Filho favorito de seu pai, José era odiado por seus irmãos, que, quando tiveram oportunidade, o venderam a comerciantes ismaelitas. Assim, José acabou como escravo de Potifar, capitão da guarda do faraó, o rei egípcio. Ali, mostrou-se íntegro, e Deus lhe concedeu sucesso em todo o seu trabalho. A presença do Senhor em sua vida fez toda a diferença. Por isso, ao ser assediado pela esposa de Potifar, José não cedeu, mas conseguiu escapar. Fugir de uma tentação, da pressão de fazer algo que se sabe ser errado, não é covardia, mas sabedoria. O Novo Testamento recomenda: “Mantenham-se afastados de toda forma de mal” (1Ts 5.22, NVT) e “fujam da imoralidade sexual” (1Co 6.18). José sabia que aceitar a proposta da mulher de Potifar seria uma ofensa a Deus, e ele preferiu desagradar sua patroa do que ser reprovado pelo Senhor. De prova em prova, José manteve-se submisso a Deus. Soube suportar o sofrimento confiando no Senhor, e assim foi aprovado. Como resultado, recebeu responsabilidades ainda maiores, como governador de todo o Egito.

Nosso desafio é ser fiéis a Deus em todas as circunstâncias da vida. É o que o Senhor espera de seus filhos, em resposta à sua própria fidelidade, que é a toda prova. Se estiver passando por dificuldades, não duvide do amor de Deus. Quando as tentações vierem, clame pela ajuda de Jesus, resista com todas as suas forças e fuja antes que não suporte mais. E, nos dias em que tudo estiver em ordem, traga sempre à memória que todo o bem também vem das mãos de Deus. – Cleverson Pereira do Valle

Dificuldades e tentações são a academia de Deus para fortalecer os músculos da nossa fé e fidelidade.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!