share on:
Img_IconeBaixar_680px

11 de Maio de 2020

Leitura Bíblica: Josué 13.1-7

Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR determina os seus passos (Pv 16.9).

O texto de hoje fala das terras em Canaã que ainda não haviam sido conquistadas pelo povo de Israel. Se lermos somente esta primeira parte do capítulo, poderia ficar uma impressão de decepção e derrota, por causa do que não foi concluído. Mas o texto prossegue mostrando o que de fato foi feito: do v. 8 até Js 19.51, descreve-se a distribuição do território entre as tribos de Israel.

Na nossa vida, por mais que nos esforcemos, é possível que fique algo para trás ou que não conseguimos realizar como queríamos. Isso pode trazer muita decepção e frustração. Porém, precisamos aprender a conviver com aquilo que ainda não foi resolvido e até aceitar os planos divinos (veja o versículo em destaque), valorizando o que, mesmo incompleto, foi realizado. Houve dedicação, algo foi alcançado, e isso não deve ser desprezado e diminuído. Se olharmos a nossa própria história com otimismo, perceberemos as vitórias que Deus nos deu, por menores que pareçam. Festejar cada passo e viver cada dia pode ajudar a trazer cura às decepções e frustrações. Um coração agradecido a Deus é o combustível para valorizar muitos fatos na vida.

Certa vez, fui a uma palestra sobre a síndrome de Edwards (uma alteração nos cromossomos que resulta em baixa expectativa de vida). Um pai estava contando seu caso e destacou a importância de aproveitar cada momento. Quem pode dizer com certeza quanto será o tempo de vida de alguém? Ele desejava poder cuidar de seu filho, que tinha uma doença rara identificada ainda no ventre materno, e que por isso necessitava receber um atendimento adequado. Afirmou que todos devem ter o direito de ter uma história para contar, seja ela de amor ou de dor, pois a cura pode estar na forma de se olhar os acontecimentos da vida! Melhor então que seja da perspectiva de Deus! – Aline Coscioni Schach

Deixe as decepções para trás, valorize o que foi conquistado e aproveite realmente a vida dada por Deus!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!