share on:
Img_IconeBaixar_680px

21 de Março de 2020

Leitura Bíblica: 2 Reis 12.1-12

Joás fez o que o Senhor aprova durante todos os anos em que o sacerdote Joiada o orientou (2Rs 12.2).

Joás foi rei de Judá entre os anos de 835 a 796 a.C. Sua história é de tirar o fôlego. Foi salvo milagrosamente quando bebê. Joiada, um sacerdote temente a Deus, acolheu-o no templo quando sua esposa, Jeoseba (tia de Joás), o escondeu para que não fosse morto pela cruel rainha Atalia. Cresceu ali, na casa do Senhor (2Rs 11.1-3). Como único remanescente da dinastia de Davi, a quem Deus dera a promessa de que esta não cessaria no trono de Judá, tornou-se rei aos sete anos de idade (2Rs 11.21). Joiada o orientava e influenciou-o a agir de modo agradável a Deus, como vemos no texto de hoje. No entanto, quando Joiada morreu, tudo mudou. Em 2Cr 24.17-22 vemos que: 1) Joás deixou o templo de lado e juntamente com o povo passou a servir a ídolos; 2) não deu ouvidos aos profetas que Deus lhe enviou e 3) mandou matar Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que veio exortá-lo em nome do Senhor.

Nisso constatamos que sua fé era falsa. Enquanto Joiada vivia, o rei agiu como se também servisse a Deus. Na verdade, penso que só estava agradando àquele a quem devia a sua própria vida. Tão logo este morreu, abandonou o Deus verdadeiro. Eu me pergunto: será que em algum momento ele reconheceu que precisava do Senhor em sua vida? Parece que não, e esta foi sua tragédia (veja 2Cr 24.23-26).

John Piper afirmou: “Existe uma fé fingida que quer apenas escapar do inferno, mas não deseja Cristo. Isso não salva”. Qualquer pessoa pode fazer de conta que crê, mas se não vive integralmente com Jesus, não importa o que faça por ele ou que conviva com pessoas fiéis: seu fim será a perdição eterna. Sua história só mudará se confessar seus atos e pensamentos que desagradam a Deus, pedir perdão e entregar sua vida ao Senhor. É o que a Bíblia chama de “conversão”. Seu resultado é vida nova aqui e eterna com Deus no Céu! – Lodemar Schlemper

Fé verdadeira é aquela colocada integralmente em Jesus e vivida todos os dias!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!