share on:
Img_IconeBaixar_680px

04 de Agosto de 2020

Leitura Bíblica: Provérbios 3.27-32

Aprendam a fazer o bem! Busquem a justiça, acabem com a opressão (Is 1.17b).

Alexandre Rangel publicou a seguinte história em seu livro: “Um supermercado fez a seguinte promoção: se, quando passasse pelo caixa, o cliente não recebesse do funcionário um cumprimento e um agradecimento ao final da compra, não precisaria pagar por ela. Certo dia, um cliente passou as mercadorias pelo caixa, mas não recebeu nem o cumprimento nem o agradecimento do funcionário. O cliente, então, disse que não iria pagar as compras, como garantia a promoção. E o caixa explicou: ‘Ah, meu senhor, a promoção foi só até ontem…’”. Que estratégia mais estranha! Todos os funcionários devem atender bem e cumprimentar seus clientes – não deveria ser preciso uma campanha para isso acontecer. Isto ilustra como muitas pessoas estão dispostas a ter certas atitudes somente por obrigação e não de forma espontânea. Devemos ter prazer em servir, em ajudar ao próximo e tratar bem as pessoas.

Fazer o bem é um princípio a ser cultivado pelos cristãos. É mandamento de Deus amar nosso próximo como a nós mesmos (Lv 19.18). Infelizmente muitos distorcem o v.27 do texto de hoje e pensam assim: “Quando for possível, não deixe de se aproveitar do outro”. O que Provérbios realmente diz tem de ser aprendido (veja o versículo em destaque) e acontece por meio da prática, que nos exercita em fazer bem o bem. Não de forma interesseira, como uma empresa que lhe dá um cupom de R$ 10,00 para cada R$ 200,00 que você gasta. Precisamos praticar o bem de verdade, sem visar lucro e podendo até resultar numa aparente perda ou sofrimento, mas que trará grande recompensa (não necessariamente material). Como disse Pedro: “É melhor sofrer por fazer o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal” (1Pe 3.17). Que “não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos” (Gl 6.9). – Hebert dos Santos Gonçalves

Somos maus por natureza; é Deus que capacita seus filhos a fazer bem o bem que ele espera.


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!