share on:
Img_IconeBaixar_680px

23 de Novembro de 2019

Leitura Bíblica: Josué 9.3-19

Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio. Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor (Pv 19.20-21).

O povo de Israel, já dentro da Terra Prometida, estava ganhando batalha após batalha contra os moradores da terra. Para tentar escapar de uma guerra com derrota certa, alguns moradores da região usaram de uma artimanha: fingindo ser habitantes de um lugar distante, foram até os israelitas para fazer um acordo de paz. Contaram uma história comovente, dizendo que a viagem durara muito tempo, a tal ponto que suas provisões, roupas e equipamentos tinham estragado. Os israelitas caíram na armadilha: confiaram no que seus olhos estavam vendo e, com base nas aparências, prometeram não matar aquele povo. Não pediram orientação ao Senhor. Deu no que deu: pouco depois descobriram que tinham sido enganados por um povo a quem Deus tinha mandado destruir. Agora não poderiam fazê-lo, pois o Senhor também mandava honrar a palavra empenhada.

A questão agora se volta para cada um de nós: quantas vezes você já se deu mal porque não quis ouvir a opinião bem fundamentada dos seus pais, do seu cônjuge, pastor, chefe, amigo? Aqui convém relembrar as palavras do mais sábio dos homens, que disse: “Sem diretrizes, a nação cai; o que a salva é ter muitos conselheiros” (Pv 11.14). Seja em qual situação for, não tenha vergonha de ouvir conselhos. Consulte quem é mais experiente e ouça o parecer de pessoas confiáveis e, de preferência, que amem o Senhor. Acima de tudo, no entanto, leve tudo a Deus em oração. Ele tem o controle sobre tudo em todo o tempo, e é a melhor fonte de orientação que podemos buscar. Fazendo assim, você terá menos probabilidade de cometer erros na sua vida. Pense nisso! – Mário Miki

Só depois que nos tornamos humildes e ensináveis… é que podemos adquirir a sabedoria divina (J. I. Packer).


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.