share on:
Img_IconeBaixar_680px

14 de Janeiro de 2021

Leitura Bíblica: Eclesiastes 3.1-8

SENHOR, guarda a minha boca; vigia a porta dos meus lábios! (Sl 141.3)

Você conhece alguém que fala bastante? Ou, como se diz popularmente, alguém que “fala pelos cotovelos”? Imagino que todos nós possamos citar ao menos uma pessoa assim, não é mesmo? Pois bem, a fala é um maravilhoso instrumento de comunicação. Ela nos permite construir amizades, fechar negócios, resolver diferentes questões, influenciar pessoas… Deus criou o mundo por meio das palavras; bastou que ele dissesse “Haja luz” (Gn 1.3), e houve luz. O ser humano tem, por natureza, necessidade de falar, mas o Senhor nos adverte na leitura bí­blica de hoje que há tempo certo para isto, e que às vezes o momento é de ficar quieto. Assim, é preciso sabedoria para discernir a hora certa de usar ou não essa preciosa ferramenta de comunicação. Falar fora de hora, falar algo inapropriado, falar com a pessoa errada – tudo isso pode causar desastres tremendos e graves feridas. Palavras podem deixar marcas e ressentimentos, além de provocar perdas até mesmo irreparáveis. Por isso, é preciso muita cautela, não falar qualquer coisa, não falar por falar, não falar mais que o necessário, não jogar palavras ao vento. Nossa natureza humana egoísta nos leva a dizer o que nem sempre é apropriado para aquela hora ou lugar. Por vezes, a presença silenciosa ao lado de alguém que sofre traz mais conforto que centenas de frases proferidas sem sabedoria.

Também na hora de usar a boca precisamos ser guiados pelo amor de Deus, com humildade e mansidão. Podemos recorrer a ele em oração para nos dar a direção acertada nesses momentos. Desenvolvendo tais atitudes, estaremos mais capacitados para discernir o momento oportuno de nos comunicar por meio da fala ou não. Se for tempo de falar, que o façamos com sabedoria. Se for tempo de calar, que saibamos silenciar com amor. – Luciana Gallinari

“O que controla a sua boca preserva a vida, mas quem fala demais traz sobre si a ruína” (Pv 13.3).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!