share on:
Img_IconeBaixar_680px

13 de Novembro de 2020

Leitura Bíblica: Provérbios 30.5-6

Não espalhe notícias falsas … não siga a maioria quando ela faz o que é errado (Êx 23.1-2a, NTLH).

Quem vive com Deus deve abandonar a mentira e falar a verdade (Ef 4.25a), certo? Assim, um grande desafio para quem quer agradá-lo é evitar a divulgação de fake news (notícias falsas), por exemplo fazendo alguns questionamentos: foi isso mesmo que aconteceu? Fulano disse aquilo? Ou será que não é bem assim?

Recebi um vídeo numa rede social sobre um projeto para fiscalizar a apuração final das eleições. Os participantes deveriam fotografar o boletim emitido pelas urnas eletrônicas em cada local de votação e enviar as fotos para o site do projeto, para que os dados pudessem ser comparados com os oficiais. Minha formação em Jornalismo deveria ter feito com que eu conferisse a veracidade daquilo, mas na hora nem pensei que poderia ser fake. Quem enviou a mensagem é muito confiável, acima de qualquer suspeita, então repassei o tal vídeo a dezenas de pessoas. Meu marido e eu até atrasamos nossa ida ao local de votação para poder tirar a bendita foto. Pouco antes de sair de casa, porém, procuramos o site do projeto e descobrimos que estava inativo. E agora? Já não dava mais tempo de avisar todos aqueles com quem eu tinha compartilhado a informação.

Devido a situações assim, temos de tomar cuidado com tudo que parece verdadeiro, mas não é. Antes de compartilhar algo na internet ou em conversas, podemos recorrer a sites que alertam sobre boatos. É preciso uma certa desconfiança com o que lemos. Há apenas um único lugar onde nunca encontraremos fake news: a Bíblia. Sabemos quem é a fonte de toda boa notícia ali registrada: o próprio Deus. O texto bíblico não precisa ser conferido, pois é a mais pura verdade. Aliás, em João 14.6 Jesus declarou ser a verdade: suas declarações também não necessitam confirmação. Por isso, a mensagem contida na Bíblia pode ser compartilhada sem qualquer risco ou receio de que seja fake. – Vanessa Weiler Ribas

“[Senhor,] mantém longe de mim a falsidade e a mentira” (Pv 30.8a).


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!