share on:
Img_IconeBaixar_680px

17 de Julho de 2020

Leitura Bíblica: 1 Crônicas 19.1-3

Os líderes amonitas disseram [a Hanum]: “Achas que Davi está honrando teu pai ao enviar mensageiros para expressar condolências? Não é nada disso! Davi os enviou como espiões para examinar o país e destruí-­ lo” (1Cr 19.3).

Morre Naás, rei dos amonitas e amigo do rei Davi, e este envia embaixadores para prestar as devidas condolências. No entanto, os assessores do novo rei criam no que hoje chamaríamos de fake news: “Davi está mal-intencionado e veio espiar a terra para depois atacá-la”. O resultado dessa intriga é uma grande guerra entre essas nações, com milhares de mortos (1Cr 19 e 2Sm 10). Por essas e outras é que Deus deixou ordens como “ninguém faça declarações falsas” e “não se envolva em falsas acusações” (Êx 23.1a, 7), além de condenar “a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos” (Pv 6.19). Além disso, descreve assim a pessoa capaz de ter um bom relacionamento com o Senhor: “Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo” (Sl 15.2-3).

O cristão precisa viver uma vida que agrada a Deus, o que inclui afastar-se de toda mentira – e não adianta usar eufemismos: quem inventa ou retransmite fake news está mentindo! Tiago diz: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (Tg 4.11-12). Espalhar fake news também é pecado porque envolve julgar alguém, e ninguém tem este direito!

Na dúvida, sempre é bom usar um velho filtro: isso é verdade? E, mesmo que seja, ainda convém perguntar: passar isso adiante vai contribuir para o bem da pessoa envolvida (ou mesmo do ouvinte)? – Genevaldo Edino de Souza Bertune

Não minta com a mentira de outro!


O Presente Diário 23 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2020. Conheça os diversos formatos nesse link!