share on:
Img_IconeBaixar_680px

10 de Junho de 2019

Leitura Bíblica: Provérbios 4.1-5

[Meu pai] me ensinava e me dizia: “Apegue-se às minhas palavras de todo coração; obedeça aos meus mandamentos e você terá vida” (Pv 4.4).

Muitos estudiosos da Bíblia atribuem o texto que você acabou de ler a Salomão. Se considerarmos sua autoria, então ele menciona o ensino que recebia de seu pai, o rei Davi.

São palavras que envolvem muita responsabilidade, pois relembram os momentos nos quais foi convocado por seu pai a dar muita atenção aos ensinos que este lhe transmitia.

Davi não disse ao filho que era perfeito e que não se encontrariam falhas nele, pois sabia da sua condição humana e dos graves erros que cometera em relação a Deus e ao próximo. Mas nele vemos algo importante que nos serve de exemplo hoje.

 Apesar de seu grande poder como rei do povo de Deus, ele se entendia totalmente dependente da graça e da misericórdia do Senhor. Davi tinha total consciência de que por si só estava perdido e condenado à morte. Contudo, sua esperança de vida estava firmada no poder de Deus.

Ele amava ao Senhor com todas as suas forças e todo o seu entendimento. Por este motivo, podia olhar para seu filho e exortá-lo a seguir seu exemplo. A “vida” mencionada no versículo em destaque não estava em seu próprio ensino, mas nas palavras do Deus a quem ele servia.

O texto de hoje nos desafia a olhar para nós mesmos e questionar: podemos dizer o mesmo aos nossos familiares? Amamos a Deus acima de tudo e procuramos seguir seus ensinamentos de tal modo que as pessoas que convivem conosco em casa, no trabalho ou na escola podem seguir nossas palavras e copiar nossas atitudes?

O que a nossa vida tem “falado” para o nosso próximo? É evidente que também desagradamos a Deus continuamente, mas se há arrependimento genuíno os outros verão quem é nosso Deus e quem tem o senhorio sobre nossa vida. Assim como Davi, também nós podemos servir de exemplo àqueles que estão ao nosso redor. – Marcos Passig

O exemplo não está na perfeição, mas no quanto somos dependentes de Deus naquilo que fazemos.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.