share on:
Img_IconeBaixar_680px

16 janeiro de 2019

Leitura Bíblica: Tito 2.2-8

Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras (Tt 2.7a).

Infelizmente, vemos nos dias atuais o envolvimento de muitos jovens na criminalidade. Bandidos matam e depois apresentam um menor de idade para confessar que foi ele quem apertou o gatilho. Este adolescente fica apenas algum tempo em uma unidade socioeducativa e sai dali para novamente praticar os mesmos crimes, ou seja, aprende desde cedo a desobedecer às leis. Diante desse quadro, a pergunta é: tem de ser sempre assim?

O problema é que muitos jovens escolhem este mau caminho pelo fato de estarem desnorteados, sem um rumo certo em suas vidas. É claro que não são todos que agem assim. Há aqueles que logo reconhecem que as más atitudes encurtam a existência e podem trazer tragédias para si mesmos e para os seus familiares.

No texto de hoje, vemos Paulo dando orientações a Tito, a quem tinha encarregado de terminar o trabalho de organizar as igrejas em Creta (Tt 1.5). Entre outros conselhos, o apóstolo recomenda a seu discípulo que incentive os jovens a serem criteriosos. Para isso, o próprio Tito e as pessoas mais velhas da comunidade cristã (vs.2-3) deveriam ter conduta exemplar. Com tantos bons exemplos a seguir, não aconteceria o que vemos hoje: muitos jovens optando pela desonestidade por falta de um bom exemplo associado ao ensino verdadeiro e sua prática diária.

Se você for alguém que exerce algum tipo de autoridade (como pais, professores, líderes espirituais e comunitários, juízes e detentores dos mais variados cargos políticos), é essencial demonstrar integridade e seriedade no seu trato com as pessoas. Mas mesmo que não tenha uma posição especial, a coerência (ou não) entre suas palavras e ações é notada. Por isso, cada indivíduo (e em especial o cristão) precisa desenvolver o que falta em nosso país: ação positiva associada à integridade! – MM

Um exemplo de integridade vale muito mais do que uma vida inteira de meras palavras.


O Presente Diário 22 possui diversos formatos para você acompanhar o devocional todos os dias de 2019. Conheça os diversos formatos nesse link!

Você também pode baixar o aplicativo disponível para iOS e Android.


Confira as devocionais anteriores!
12/01/2019
13/01/2019
14/01/2019
15/01/2019